You are here
Home > Sem categoria > Semestre amargo para o investidor de ações

Semestre amargo para o investidor de ações

O primeiro semestre do ano não foi nada favorável para o investidor de ações. A conjuntura global e o endividamento dos países europeus, principalmente da Grécia, tiveram reflexos diretos na bolsa brasileira, que depois de três meses consecutivos de queda fechou o semestre com perda de quase 10%. E o quadro não foi diferente para as ações de empresas paranaenses. Das 11 companhias do Paraná que negociam suas ações na BM&FBovespa, apenas três acumularam ganhos nos primeiros seis meses de 2011. Enquanto os papéis da Sanepar registraram valorização de 38%, as ações da Copel subiram 1,8%. Já o investidor que apostou nos papéis da Battistella teve lucro de 6,8%.

As maiores perdas entre as paranaenses, no semestre, ficaram com as ações da Bematech e Metalúrgica Iguaçu, ambas com baixa de 25%, seguidas da Positivo Informática com queda de 23%. As ações da Providência e América Latina Logística caíram 15% e 12%, respectivamente. Já os papéis do Paraná Banco amargaram prejuízo de 6%.

Eu conversei com o gerente master de Investimentos da Corretora Omar Camargo, Wilson Paese, e ele me disse o mercado acionário deve reagir no segundo semestre, principalmente porque os fundamentos macroeconômicos são bons. As empresas brasileiras devem continuar apresentando bons resultados em seus balanços, além do que diante das quedas sucessivas da bolsa, os preços das ações estão muito baixos, o que significa que este é o momento certo para quem quer comprar ações.

E falando em compra de ações, a Vale anunciou nesta quinta-feira (30) que vai recomprar até 5,9% do número total de seus papéis em circulação, no valor de US$ 3 bilhões. As ações recompradas serão canceladas após o término do peíodo de recompra. A recompra de ações é um instrumento importante de retorno de capital aos acionistas, contribuindo para melhorar a alocação do capital e consequentemente para a maximização de valor para os acionistas.
O investidor que pretende aproveitar o preço atraente das ações, os setores recomendados pelo gerente master de Investimentos da Corretora Omar Camargo são os de mineração, siderurgia, bancos, elétrico e comunicações.

Deixe uma resposta

Top