Vendas do comércio varejista aumentam 9,6% no 1º semestre

As vendas  do comércio varejista encerraram o primeiro semestre deste ano com crescimento de 9,6%. Apesar de ser um bom porcentual,  os negócios no comércio ficaram abaixo dos 10,7%  verificados em igual peíodo de 2010. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que acaba de ser divulgado, o setor de materiais de construção foi o que mais impulsionou as vendas do comércio nos primeiros seis meses do ano, com um aumento de quase 13%. Em seguida aparecem os segmentos de móveis, eletrônicos e informática com alta de 9,3% e combustíveis e lubrificantes que subiram 8,5%. As vendas de supermercados aumentaram 8,3% no ano. Já com um crescimento bem mais modesto nas vendas, de apenas 1,3%, aparecem os veículos, motos e peças.

A única queda do comércio varejista apresentada no  primeiro semestre do ano ficou com os segmentos de tecido, vestuário, calçados e acessórios, que recuaram 0,9% em relação a igual peíodo do ano passado. Isso significa que o consumidor de uma forma em geral está investindo menos em seu guarda-roupa, mas equipando melhor as suas casas com móveis e eletrodomésticos.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, apesar dos impactos do aumento dos juros e das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central no final do ano passado, o desempenho favorável do comércio varejista neste primeiro semestre, se deve principalmente ao bom momento observado no mercado de trabalho. Ou seja, as empresas continuam contratando, o que leva os trabalhadores a comprarem mais.

Soma

Um comentário em “Vendas do comércio varejista aumentam 9,6% no 1º semestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *