You are here
Home > Sem categoria > Curitiba e região discutem fornecimento de internet gratuita

Curitiba e região discutem fornecimento de internet gratuita

Começa nesta sexta-feira (21), abrangendo Curitiba e os municípios da Região Metropolitana, a 1ª rodada de Fóruns Regionais de Cidades Digitais, que têm como objetivo estimular o surgimento de localidades no Paraná que ofereçam o sinal gratuito de internet á  população. As inscrições para os eventos, promovidos pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.participacaopolitica.org.br. O Fórum de Curitiba e RMC será realizado no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341), á s 13h30.

Na próxima terça-feira (25), o Fórum de Cidades Digitais acontecerá em Tibagi, compreendendo as localidades que integram a AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais). De acordo com o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, a ideia destes fóruns regionais é que prefeitos e participantes aprofundem as discussões e possam sair dali com ideias para fazer o planejamento para implantação no seu município de fato”.
O encontro desta sexta em Curitiba reunirá os municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Segundo Edison Lara, coordenador da entidade, a principal contribuição da entidade está sendo o estímulo á  participação do poder público. Nós da Assomec estamos contribuindo no sentido de orientar os prefeitos quanto á  importá¢ncia de sua participação no evento, uma vez que Cidade Digital é um tema em voga e que chama muita atenção do poder público, pelas inúmeras possibilidades que oferece. Acreditamos que um dos principais pontos positivos do fórum será a possibilidade de sanar as dúvidas sobre o assunto”, disse.

O fórum regional de Curitiba também conta com o apoio da Caciaspar (Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Sudoeste do Paraná). Arthur Passos, vice-presidente juídico da organização, declarou-se entusiasmado com o tema Cidade Digital. Hoje em dia, quem não tem acesso á  internet fica a margem de muita coisa que acontece na sociedade. Faço sempre questão de repassar informações pertinentes ao tema a todas as associações comerciais porque no dia que conseguirmos conectar todos, do poder público a sociedade civil, em torno de uma cidade verdadeiramente digital, a resolução dos problemas será mais rápida, fácil e menos burocrática”, afirma.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), assim como a Associação de Cá¢maras e Vereadores do Paraná (Acampar) e a Secretaria Municipal para Assuntos Metropolitanos (SMAM), também são parceiras da iniciativa. O superintendente da Faciap, Márcio Vieira, destacou a importá¢ncia da inclusão digital para que se crie um ambiente mais competitivo para as pequenas e médias indústrias”. Falar de Cidade Digital é falar também de inclusão produtiva, dar condições para que os empreendedores ou aqueles que desejam tornar-se um tenham uma ferramenta que possibilite ampliar o seu negócio, tendo acesso á  informação, ao mercado globalizado, podendo divulgar e comercializar seus produtos. Isso gera renda e permite a manutenção de empregos no á¢mbito local. Nosso grande desafio é a converência de ações para incluir as pessoas nesse cenário globalizado”, diz Vieira.

Deixe uma resposta

Top