Omar Calçados produz uniforme a partir de garrafas PET

A Omar Calçados, rede de lojas de calçados e acessórios de Curitiba, apostou em uma novidade sustentável para os novos uniformes de sua equipe. O material do qual foram confeccionadas as camisetas de toda a equipe de colaboradores foi obtida através da reciclagem de garrafas pets. Além de confortáveis e resistentes, o produto tem cunho social e ecológico, uma vez que retira do meio ambiente, através do recolhimento de recicláveis, garrafas que não teriam outro destino senão o descarte.

Para cada camiseta produzida foram necessárias duas garrafas PET. Constituídas de 50% poliéster de fibra de garrafa reciclada e 50% de algodão, são leves, fáceis de lavar e dispensam o ferro de passar, pois não amassam, a ideia beneficia o funcionário com um produto mais duradouro e reaproveita um material que não seria mais utilizado e que muitas vezes polui o meio ambiente”, diz Luiz Henrique Linhares, gerente comercial da rede de calçados.

O processo de reciclagem é segmentado em três níveis. A primeira etapa se constitui na coleta e separação das garrafas pelas cooperativas e catadores de lixo. A separação é feita por cores e, após a limpeza e agrupamento, o PET é moído. Para Luiz, o processo de confecção dos uniformes contribui significativamente para quem retira o produto das ruas, quanto maior a utilização desse material, maior será o rendimento das famílias que vivem do trabalho de coleta e separação, visto que ele será mais requisitado. A utilização do PET só trás benefícios”, diz.

A segunda e terceira fase se constitui da fusão, filtragem, retirada de impurezas e separação em filamentos. O resultado é a formação de uma fibra cerca de 20% mais fina que o algodão, que posteriormente é transformada em fio. Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de PET (Abipet), em 2008 foram recicladas 253 mil toneladas de embalagens em todo o Brasil. Destes, 79% foram utilizados para na indústria de vestuário, produção de cerdas, cordas e monofilamentos.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *