BB apoia mais de 200 Arranjos Produtivos Locais

Os Arranjos Produtivos Locais são definidos como aglomerações de empresas que operam em atividades produtivas correlacionadas, localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outras instituições locais, tendo por objetivo o desenvolvimento econômico e social da região, favorecendo o desenvolvimento sustentável e a geração de trabalho e renda. A parceira do BB nos Arranjos Produtivos Locais (APL) busca promover a associação e a cooperação entre os empreendedores, ampliar a concessão de crédito, fomentar a expansão e a inovação tecnológica, a capacitação empresarial e, consequentemente, o acesso aos mercados.

Até setembro de 2011, o Banco do Brasil se relacionava com 202 APL, prestando atendimento a 21,1 mil empreendimentos, que consumiram R$ 2,2 bilhões em crédito. O BB participa ativamente da governança do APL de forma integrada com as demais instituições parceiras. A atuação em todo o processo de desenvolvimento do APL faz com que o BB tenha conhecimento das necessidades das empresas. Vale ressaltar a importá¢ncia do protagonismo dos atores locais, pois são eles que vivenciam a realidade da comunidade. No BB, esse papel é desempenhado, de forma essencial, pelas aências locais, as chamadas Aências Integradoras”.

Ainda como parte da estratégia de relacionamento com os APL, o Banco do Brasil dispõe do Site APL (www.bb.com.br/sustentabilidade > Negócios Sustentáveis > Arranjos Produtivos Locais) , com informações, opções de capacitação, produtos e serviços voltados á s empresas e até uma Vitrine onde podem ser divulgados os trabalhos dos Arranjos. Outro diferencial do BB, são as Oficinas APL e Oficina Gestão de Negócios em APL modalidades de capacitação voltadas para as Aências Integradoras que prospectam negócios ou prestam atendimento aos Arranjos. As Oficinas já treinaram 460 funcionários em 24 estados e a previsão é que sejam treinados, num primeiro momento, mais de 2,6 mil funcionários.

Além disso, o BB oferece condições diferenciadas em linhas de crédito para financiamentos de investimento e capital de giro. A linha de crédito BB Giro APL, lançada em junho/2009, foi desenvolvida exclusivamente para empresas participantes de APL e com condições atrativas, podendo ainda ser utilizada a garantia do Fundo de Garantia de Operações (FGO). O BB participou da 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APL), evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que teve como tema central a 2ª Geração de Políticas para APL: Competitividade e Sustentabilidade”.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *