You are here
Home > Sem categoria > Como tornar uma empresa entre as melhores para se trabalhar

Como tornar uma empresa entre as melhores para se trabalhar

O salário já há algum tempo deixou de ser o fator principal para manter um funcionário na empresa. Hoje, diante da boa oferta de emprego, a maioria dos trabalhadores busca o equilíbrio entre o desenvolvimento profissional e a qualidade de vida. Aliás, isso foi  mais do que provado no estudo realizado pelo Isae/FGV e Bachman Associados, que divulgamos esta semana, e que mostra o crescimento acelerado da rotatividade dos empregados nas empresas paranaenses. A troca constante de funcionários não é benéfica para as empresas. Aliás, muitas delas têm como meta conquistar o título de Melhor Empresa para se trabalhar. Eu fiz um levantamento informal e constatei que entre os setores que mais aparecem empresas paranaenses na relação das melhores para se trabalhar no País está o de Tecnologia da Informação. Das 95 melhores empresas para se trabalhar em 2010 selecionadas pela companhia global Great Place to Work, seis delas têm sua sede em Curitiba.

Eu conversei com a gerente de RH da Sofhar, Marines Paolazi, e  perguntei a ela o que leva uma empresa a ser eleita entre as melhores para se trabalhar. Segundo Marines, embora o salário não seja mais o fator número um para prender um funcionário, a remuneração tem que ser compatível com o mercado. Neste sentido, a executiva da Sofhar que há dois anos vem sendo considerada uma das melhores para se trabalhar no setor de TI, destaca que tanto empresas quanto empregados devem buscar um ambiente compatível com o seu perfil. E todo este trabalho começa na contratação do profissional. Por exemplo, um funcionário que é contra o fumo jamais será feliz trabalhando numa empresa que produz cigarros. Neste sentido, também a empresa não se tornará produtiva se em quadro contar com funcionários que não estão felizes com o que fazem.

Para que uma empresa seja considerada a melhor para se trabalhar é fundamental cuidar do ambiente de trabalho, remunerar de acordo com o mercado ou acima dele, criar desafios diários para os seus colaboradores e permitir que cresçam em suas funções. Funcionários felizes produzem mais e as empresas é que mais ganham com isso.

Deixe uma resposta

Top