You are here
Home > Sem categoria > Ações de empresas paranaenses começam bem o ano de 2012

Ações de empresas paranaenses começam bem o ano de 2012

Depois de um ano de perdas expressivas, o mercado acionário começa 2012 com alívio para os investidores. Janeiro de 2012 foi o melhor mês para o investidor desde 2006 tanto em valorização, como no ingresso de dinheiro.  Aliás, quando se analisa o ingresso de recursos na bolsa brasileira, janeiro foi o melhor dos últimos 20 anos, com um saldo positivo de mais de 6 bilhões e meio  de reais.

Das  11 empresas paranaenses que negociam ações na BM&FBovespa, apenas a Cia Providência  amargou perda de 0,48% no primeiro mês do ano.  As demais proporcionaram ganhos expressivos para os investidores, recuperando em parte as perdas de 2011. A maior valorização ficou com as ações da Metalgráfica Iguaçu que registraram ganho de 23,5%.

Enquanto o índice Bovespa subiu 11% em janeiro,  as ações da Battistela valorizaram  quase 24% e  Sanepar teve alta de mais de 20%. Também tiveram ganhos bem acima da inflação, porém abaixo do Ibovespa , os papéis da Bematech com alta de  9%,  América Latina Logística (ALL) com variação positiva de 8% e Paraná Banco com elevação de 7%.  As ações da Copel ,que têm boa liquidez na bolsa brasileira ,começaram o ano com alta de 4%. Já os papéis da Positivo Informática subiram apenas 0,7%.

Eu conversei com o consultor de investimentos da Corretora Omar Camargo, Wilson Paese, e ele prevê um bom peíodo para as bolsas de valores, principalmente depois da aprovação do ajuste fiscal pela maioria dos países europeus e das boas notícias que estão vindo da China. Mas o que realmente está sustentando a nossa bolsa é o ingresso de dinheiro estrangeiro. Como os juros na Europa estão muito baixos e negativos no Japão, muitos investidores estão emprestando dinheiro e dirigindo estes recursos para a compra de ações em países como Estados Unidos, ándia, Coreia do Sul e Brasil. No mercado interno, o que anima os investidores, é que 68% das indústrias brasileiras estão investindo em tecnologia e novos equipamentos para se tornarem mais competitivas e, consequentemente, mais lucrativas.
Confira o desempenho das ações paranaenses na BM&Bovespa no mês de janeiro:

Empresa

Variação em janeiro

ALL

8,06%

Battistela

23,53%

Bematech

9,21%

Cia providência

-0,48%

Copel

4,24%

Cacique Café

0,85%

Iguaçu Café

2,88%

Metalgráfica Iguaçu

32,3%

Paraná Banco

7,03%

Positivo Informática

0,69%

Sanepar

20,62%

Ibovespa

11,13%

Fonte – Omar Camargo Corretora

Deixe um comentário

Top