You are here
Home > Sem categoria > Alternativa para suprir necessidade energética está nos canaviais

Alternativa para suprir necessidade energética está nos canaviais

O ritmo de crescimento da economia brasileira aponta para a necessidade de um aumento na geração de energia elétrica equivalente á  capacidade de oito usinas de Belo Monte ao longo dos próximos nove anos, segundo projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Para atender a essa demanda, serão necessárias várias alternativas de oferta de energia, sendo uma delas a que está adormecida” nos canaviais do País: a bioeletricidade produzida a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar, avalia o gerente de Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Zilmar de Souza.

Durante palestra no Congresso Thermal Energy LatAm 2012,” realizado no Rio de Janeiro (RJ), Souza lembrou que a eletricidade extraída do bagaço e da palha da cana pode gerar o equivalente a três hidrelétricas Belo Monte. E o mais importante, sem degradar o meio ambiente,” explicou, acrescentando que para essa energia renovável tornar-se viável é necessário investimento. በpreciso construir mais usinas e reformar as já existentes, além do aproveitamento da palha para geração de energia. Uma política clara sobre o papel real da bioletricidade dentro da matriz energética também deve ser estabelecida,” defendeu o gerente da Unica.

Para Souza, o consumo nacional de eletricidade vai crescer quase 5% ao ano na próxima década. Do lado da demanda há espaço para todas as fontes renováveis, faltando apenas uma política setorial de longo prazo que passa, necessariamente, por rediscutir a forma atual de contratação nos leilões regulados.”

Os leilões promovidos pelo governo federal são a principal porta de entrada para a bioeletricidade no setor elétrico, lembrou Souza. No passado, em um único ano, foram comercializados quase 600 MegaWatts médios (MW/m) de bioeletricidade. Mas desde 2009 pouco mais de 15% desse valor é vendido anualmente,” explicou o executivo da ášnica.

Deixe uma resposta

Top