You are here
Home > Sem categoria > Indústria de autopeças se prepara para atender exiências de certificação

Indústria de autopeças se prepara para atender exiências de certificação

A partir de 1º de janeiro de 2013 passará a ser obrigatória a certificação para as autopeças de reposição de veículos vendidas no Brasil. O órgão responsável pela avaliação será o Instituto da Qualidade Automotiva – IQA, que é certificado pelo Inmetro. De acordo com o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), que reúne as entidades que representam o setor da reposição automotiva (Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP),  o maior desafio já foi vencido, com a elaboração da portaria que determina a obrigatoriedade da certificação. Fazem parte da lista de peças que devem ser certificadas: amortecedores de suspensão; bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto; buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores; pistões de liga leve de alumínio; pinos e anéis de trava (retenção); anéis de pistão; bronzinas; lá¢mpadas para veículos automotivos.

Com a certificação em vigor, as peças terão o selo do Inmetro e o consumidor ainda poderá consultar na internet as fabricantes certificadas. Os pontos do varejo terão até 2014 para vender as peças com o selo.  A certificação deverá inibir o comércio de peças de procedência duvidosa, que podem colocar em risco a vida de motoristas. Para conscientizar toda a cadeia envolvida na fabricação de autopeças, distribuição e venda no varejo, as entidades do setor destacarão esse tema durante a 3ª Automec Pesados & Comerciais Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados e Comerciais.

Agora é o momento de levar a informação ao varejo e á s oficinas para que fiquem atentos e não comercializem os produtos relacionados sem o selo do Inmetro após os prazos estipulados”, explica o coordenador do GMA, responsável pelo Programa Caminhão 100%, e vice-presidente do Sindipeças, Antônio Carlos Bento.

Deixe uma resposta

Top