You are here
Home > Sem categoria > Navio Aida Cara atraca em Paranaguá

Navio Aida Cara atraca em Paranaguá

Neste sábado (11),  o navio Aida Cara, da companhia Aida Cruises, ancora no Porto de Paranaguá, litoral do Paraná. O tempo de permanência dos passageiros e da tripulação, aproximadamente 1,5 mil pessoas, é em média de 10 horas. Esta é a quarta vez que o navio de bandeira alemá atraca em Paranaguá. A recepção dos passageiros envolve esforços do poder público e da iniciativa privada. Empresas que integram o Núcleo de Turismo Receptiv o, em parceria com Aência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral) , com o apoio do Sebrae/PR, estão envolvidas na logística do receptivo para, além de receber os visitantes, também comercializar roteiros de curta duração.
A empresária da MMS Turismo, Maristela Santos,  reforça que o papel do Núcleo é a excelência dos serviços ao turista. “Além da venda de pacotes realizada internamente na embarcação, as empresas de turismo receptivo farão plantão para atender os viajantes interessados em adquirir pacotes diretamente com as empresas. A preparação começou há um mês e se intensificou nesta semana”, diz.

Um circuito pelas cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina e um passeio a Curitiba estão dentre as opções mais procuradas pelos visitantes, que podem escolher ainda por conhecer a Ilha do Mel e fazer caminhada no centro histórico de Paranaguá. Os primeiros passeios devem começar á s 9 horas. Bibiana Antoniacomi Schappel, diretora da Special Paraná e integrante do Núcleo, comenta a evolução da preparação entre a primeira vinda do navio Aida Cara ao Estado. “Inicialmente, disponibilizamos quatro guias para acompanhar os passeios. Desta vez, elevamos o número de guias para nove. Também houve um aumento de 50% na procura pelos pacotes em relação á  última vinda do navio, em dezembro de 2011”, assinala.

A Special Paraná é a única aência paranaense que comercializa os pacotes de viagens internamente no navio. Segundo a empresária, um diferencial da empresa é a expertise em atender estrangeiros e o fato de os guias serem fluentes na língua inglesa e na alemá. “A expectativa para a temporada dos cruzeiros 2012/2013 é muito boa. A equipe de filmagem da Aida Cruises nos procurou para produzir vídeos sobre os destinos do litoral paranaense. Creio que esse material motive inclusive que outros navios venham nos visitar”, afirma.

Bibiana Antoniacomi Schappel observa que os passageiros – alemáes, austíacos e suíços – são, em sua grande maioria, casais com filhos adultos e pertencentes á  melhor idade. “በum público exigente que valoriza o cumprimento de todos os horários e paradas previstos no descritivo dos pacotes. Buscamos valorizar nossa cultura e o artesanato local. Os visitantes questionam sobre nossas comidas típicas, economia e aspectos sociais”, acrescenta.

A consultora do Sebrae/PR e gestora do Projeto Turismo no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro, Patícia Albanez, destaca que esta vinda é a última do peíodo de testes do destino. “A avaliação dos turistas têm sido muito positiva e isso aumenta as chances de Paranaguá se converter em uma parada oficial do navio a partir da próxima temporada”, comenta. O Sebrae/PR em parceria com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (Fumtur) e a Associação Comercial, Industrial e Agícola de Paranaguá (ACIAP) promoveu, recentemente, duas capacitações voltadas para empresários de pequenos negócios do trade tuístico e do comércio local com o objetivo de melhor prepará-los para receber os visitantes.

A operação para planejar o processo de logística e de infraestrutura para receber os turistas em Paranaguá envolve a participação da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), prefeituras locais, entidades ligadas ao setor de turismo e empresários.

O navio Aida Cara foi inaugurado em 1996 e passou por reforma em 2005. A embarcação tem 193,3 metros de comprimento, 27,6 metros de largura e 6 metros de altura. São 11 decks e 590 cabines para passageiros.

Deixe uma resposta

Top