You are here
Home > Sem categoria > Novas cultivares da Embrapa estimulam a produção de guaraná no Brasil

Novas cultivares da Embrapa estimulam a produção de guaraná no Brasil

Com o objetivo de aumentar a produção de guaraná no Brasil, a Embrapa desenvolveu quatro novas cultivares que apresentam resistência á s principais doenças da cultura, maior produtividade e rentabilidade para os produtores. O guaraná é uma planta genuína da Amazônia e sua história está intimamente ligada á  cultura indígena local. Logo após a descoberta do potencial dessa planta, o cultivo se expandiu para os estados da Bahia e Mato Grosso.

Do fruto da Paullinia cupana, nome científico do guaraná, é possível extrair a semente torrada (conhecida também como ramas). Enquanto que das sementes torradas podem ser obtido o xarope (consumido diretamente como bebida energética ou usado para a produção de refrigerantes gaseificados), o bastão (usado para ralar e obter o pó) ou o pó concentrado.

Devido ao grande potencial dessa cultura, tanto no que concerne á s caracteísticas medicinais como a rentabilidade, o guaraná se tornou importante matéria prima para as indústrias químicas, de refrigerantes e de cosméticos. De acordo com o levantamento feito pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a produção de ramas de guaraná no Brasil está estimada em 4.300 toneladas por ano, sendo que desse total 70% é absorvida pela indústria de refrigerante (sob a forma de xarope) e os 30% restantes abastecem o mercado interno e externo, na forma de pó, xarope e bastão.

Várias são as propriedades estimulantes da semente torrada do guaraná: aumenta a resistência do organismo e diminui a fadiga. De acordo com informações do Serviço de Apoio á s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o pó do guaraná é antitérmico, antineurálgico, antidiarréico, estimulante, analgésico e antigripal. Na semente é possível encontrar ainda teobromina, cafeína, amido, ácido tá¢nico, cálcio, timina, vitamina A, ferro, fósforo, potássio e fibras vegetais.

Deixe um comentário

Top