You are here
Home > Sem categoria > Livraria da Vila será loja á¢ncora do Shopping Pátio Batel

Livraria da Vila será loja á¢ncora do Shopping Pátio Batel

Em meio á  desaceleração no crescimento do mercado livreiro e a um movimento de concentração de lojas em redes, Curitiba se posiciona hoje como um polo de atração para as grandes livrarias. Hoje, por exemplo, das 10 maiores empresas do setor, nove têm lojas na capital paranaense. A próxima rede a se instalar em Curitiba é a Livraria da Vila, que  será uma das lojas á¢ncoras do Shopping  Pátio Batel, do empresário Salomão Soifer, e que será inaugurado em março do ano que vem. As lojas da Livraria da Vila são conhecidas pelos aconchegantes espaços de leitura, auditórios e cafeterias, instalados dentro de shopping ou de centros culturais. A livraria do Pátio Batel terá 838 metros quadrados.

A rede paulista conta hoje com seis lojas na cidade de São Paulo e outras duas por inaugurar, sendo uma em Campinas e a outra, no Shopping JK Iguatemi. A loja de Curitiba representará um marco na trajetória da Livraria da Vila, pois será a primeira fora do estado de São Paulo.

A escolha da capital paranaense para a primeira base da Livraria da Vila fora de São Paulo foi motivada pelo crescimento econômico. De acordo com o presidente da rede, Samuel Seibel, Curitiba tem um mercado cultural muito vasto. Além disso, a cidade cresce economicamente mais do que o resto do país e tem o quinto maior PIB do Brasil. Neste sentido vale lembrar que Curitiba é o segundo município brasileiro com maior quantidade de domicílios de classe A e detentor da maior renda mensal per capita do Sul brasileiro.

Atualmente o setor de livrarias passa por profundas transformações diante do crescimento das vendas de livros digitais, e das facilidades cada vez maiores na compra de dispositivos móveis de leitura. De acordo com a Associação Nacional de Livrarias, o ritmo de crescimento do setor vem se desacelerando. No ano passado, por exemplo, o crescimento foi de 5% contra 9,6% em 2010.  Nesse cenário, livrarias de pequeno porte estão fadadas ao desaparecimento ou á  aquisição por redes. Dessa forma, a competição no ramo livreiro acontece, entre menos de 30 redes.

Deixe uma resposta

Top