Blog é aliado de empresas para o business-to-business
Este é o caso do Grupo Hestia, companhia paranaense que congrega construtora, incorporadora, participações e importadora, que conta com quatro blogs. O mais recente, Chama Online (www.chamaonline.com.br), compila todas as notícias do informativo bimensal da Hestia Construções e Empreendimentos, que traz notícias sobre a empresa e o mercado, incluindo um vasto acervo de edições anteriores.
De acordo com a gerente de marketing do Grupo Hestia, Fernanda Krieger Bacelar, a opção de criar diferentes blogs, em vez de agrega-los em categorias numa única plataforma, se deve á s especificidades de cada nicho de negócio. Cada blog possui um conteúdo particular e todos geram relevá¢ncia para a marca. Conteúdos de qualidade e com atualização periódica são levados em consideração pelo público e podem fazer diferença no posicionamento da empresa e nos buscadores de Internetâ€, argumenta.
Fernanda revela que, juntos, os canais web da empresa geraram mais de 110 mil visitas únicas só no primeiro semestre deste ano. Destes, o que trata de materiais de acabamento é líder em número de acessos, numa média de 16 mil visitas únicas por mês. As pesquisas em nosso blog mostram que os consumidores buscam dicas, modelos, cores e preços dos materiais primeiro na internet. O canal de comunicação também gerou crescimento no acesso ao site da importadora, aumentando em 20% o número de visitas ao endereço eletrônicoâ€, explica.
Para obter êxito, é essencial o cuidado com a produção dos textos. Fernanda defende que eles devem ser leves, de fácil entendimento e proporcionar ao internauta todas as informações de que ele necessita. Esta é a chave para a manutenção de blogs com grande volume de acesso, a fim de que se tornem referência no ambiente digitalâ€, diz. Ela também cita a importá¢ncia de se usar um conteúdo otimizado, melhorando o posicionamento do blog nas páginas de resultados orgá¢nicos nos sites de busca, a partir de assuntos e palavras-chaves com alto grau de interesse para o leitor.
De acordo com a gerente de marketing, o uso do SEO (do inglês, Search Engine Optimization) para otimizar o conteúdo do blog institucional do Grupo Hestia gerou um crescimento de 24% no número de acessos no primeiro semestre deste ano, em relação a 2011, chegando a uma média de 12 mil acessos neste peíodo. Para que a estratégia surta efeito, é importante aliar a técnica com a mensuração de tráfego, de resultados e análise de concorrência. Cada vez mais as pessoas usam os blogs como canais de referência na busca por sugestões de produtos e serviçosâ€, destaca.