IHS premia projeto que treina lideranças e alia meio ambiente e geração de renda
Graças ao Prêmio Instituto HSBC Solidariedade de 2011, o projeto Eco Sabão, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Bela Vista do Paraíso, está saindo do papel. O prêmio está sendo usado para treinar lideranças da iniciativa, gerar renda e proteção do meio ambiente. Um grupo de cerca de 30 máes participa da ação no pequeno município da Região Norte do Paraná, de 15 mil habitantes. O prêmio Instituto HSBC Solidariedade veio ao encontro da realidade dessas famílias. O reconhecimento possibilitou oferecer uma alternativa viável para gerar benefícios duradouros para essas máes. Graças ao recurso financeiro recebido, poderemos fazer também um treinamento com todas as pessoas envolvidas no projeto para atuar visando a ampliação no número de máes atendidasâ€, afirma a assistente social da Apae de Bela Vista do Paraíso, Vá¢nia Favarão, que é também uma das autoras do projeto e vencedora do Prêmio Instituto HSBC Solidariedade – Troféu Dra. Zilda Arns Neumann na categoria Meio Ambiente em 2011.
A principal matéria prima para produzir o sabão será o óleo de cozinha usado. A população por meio de campanhas públicas será incentivada a deixar o material em pontos espalhados pelo município. O óleo será transformado em sabão com o uso de um equipamento especial adquirido para fabricar o produto. Com isso, cumpre-se o principal quesito exigido pelo Prêmio IHS que é a proteção ambiental ao destinar de forma correta um material potencialmente nocivo ao solo e rios, caso o óleo de cozinha seja descartado de forma errada.
Por outro lado, o projeto reconhecido pelo Prêmio IHS no ano passado também oferece uma oportunidade de geração de renda a máes que não podem trabalhar porque precisam cuidar dos filhos portadores de necessidades especiais.
A unidade de produção do Eco Sabão está sendo instalada no próprio prédio da APAE para que as máes possam trabalhar sem se afastar dos filhos que ali estudam.