You are here
Home > Sem categoria > Parque Tecnológico levará o desenvolvimento para o Norte Pioneiro

Parque Tecnológico levará o desenvolvimento para o Norte Pioneiro

Um projeto ambicioso e muito interessante para o desenvolvimento do Norte Pioneiro do Paraná está nas mãos do Tecpar, com a instalação de um parque tecnológico na cidade de Jacarezinho. Esta será uma grande oportunidade para desenvolver empreendedores numa região que vive a falta de emprego. Vinte e nove municípios fazem parte do Norte Pioneiro, que concentra hoje um dos maiores bolsões de pobreza do estado. A região que tem 306 mil habitantes responde por 5,2% do território paranaense, mas detém apenas 1,9% do PIB do estado.

Eu conversei com o consultor da Incubadora Tecnológica de Curitiba, Carlos Alberto da Costa Macedo, e ele me disse que a incubadora do Norte Pioneiro vai abrigar projetos e empresas nascentes de base tecnológica. A ideia é que a Universidade Estadual do Norte Pioneiro possa atuar na primeira fase do processo, com a criação de hotéis tecnológicos ou pequenas incubadoras, transformando ideias e projetos inovadores dos alunos em negócio. A incubadora do Tecpar em Jacarezinho oferecerá infraestrutura e consultoria para o desenvolvimento tecnológico do projeto, seja ele de melhoria ou criação de um novo processo, produtos ou serviços, contribuindo para a consolidação da empresa no mercado.

A empresa incubada poderá se instalar no próprio cá¢mpus do Tecpar, em Jacerezinho. Já o Tecpar Educação completará o círculo criando cursos de capacitação profissional conforme as demandas que forem surgindo.

Inicialmente cinco empresas de base tecnológica inovadora poderão se instalar nesta incubadora de 3.300 metros quadrados de área construída, e que um dia abrigou uma fábrica de vacinas. E vale lembrar que a Bematech que hoje é a maior empresa de automação comercial do Brasil nasceu na incubadora do Tecpar em Curitiba.

O Parque Tecnológico do Norte Pioneiro estará totalmente viabilizado no prazo de 36 meses.

Deixe uma resposta

Top