Crédito ao consumidor vai crescer com mais vigor em 2013

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, que, por sua metodologia de construção, possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, subiu 0,4% em setembro, atingindo o patamar de 96,4 pontos. Foi a segunda alta mensal consecutiva do indicador após uma sequencia de dez recuos mensais consecutivos, ocorridos entre outubro de 2011 e julho de 2012. De acordo com os economistas da Serasa Experian, os consumidores estão aproveitando as taxas de juros mais baixas e a conjuntura favorável do mercado de trabalho para quitarem e/ou renegociarem as suas pendências em atraso, tendo em vista a forte elevação dos níveis de inadimplência do consumidor verificada desde o início de 2011. Neste sentido, as concessões de crédito ao consumidor ainda permanecerão com baixo dinamismo, voltando a crescer com mais vigor somente a partir do início do próximo ano.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito á s Empresas recuou 0,2% em setembro de 2012, atingindo o patamar de 100,3. Apesar deste recuo mensal, o indicador permanece ainda acima do nível 100, apontando que as concessões de crédito á s empresas deverão acompanhar a trajetória de retomada gradual da atividade econômica, não apenas neste segundo semestre de 2012 como também ao longo dos meses iniciais de 2013.

As expectativas de não deterioração do cenário internacional, a melhora no grau de confiança dos empresários e as medidas de estímulo á  competitividade anunciadas pelo governo contribuirão, ao longo dos próximos meses, para o aumento gradual da demanda por crédito por parte do setor produtivo nacional.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *