Selecionar clientes pode aumentar a lucratividade das empresas

A maioria dos empresários tem em mente que quanto mais trabalho e mais clientes, mais dinheiro terá em caixa. A ideia está totalmente errada, pois a qualidade dos clientes é mais importante do que a quantidade. Ou seja, é melhor ter clientes que dão menos trabalho e o mesmo lucro, do que trabalhar com aqueles problemáticos que no final das contas não irão compensar o esforço investido.

Segundo o Máster License da ActionCOACH no Brasil, José Luis Lopez, apenas o trabalho duro não gera os resultados esperados. A qualidade de vida do empresário e a diversão são fatores fundamentais na conquista de bons resultados. E não há como desenvolver uma boa relação em uma empresa onde  nem o dono gosta de estar.  Essa melhora passa pela escolha dos clientes. Então o que o empresário deve fazer para melhor selecionar sua clientela?
Em primeiro lugar, deve-se identificar e definir os clientes. Toda empresa tem clientes reclamões, ou que sempre pagam atrasado, mas também conta com os pontuais. Por isso, os clientes devem ser separados em classes e divididos por escala de melhor a pior.

O segundo passo é a vez de deixar que os clientes saibam disso. Para os melhores grupos deve ser mandado um email dizendo o quão importantes eles são. Já para os problemáticos, deve-se enviar uma  mensagem informando que já é hora de terem uma nova abordagem. በimportante mostrar o compromisso em atender e explicar como a participação é importante no relacionamento comercial. Entretanto, se não houver nenhuma alteração depois de alguns contatos, esses clientes devem ser encaminhados á  concorrência.

Então chegou a hora de focar em novos projetos e atrair clientes que tenham afinidade com a empresa. E que tal mais tempo com a família ou ainda praticando um hobbie favorito?

O último passo é a manutenção do sistema criado. O empresário não gastou todo esse tempo para mais tarde repetir os mesmos erros. Ele deve se certificar que os novos clientes serão instruídos sobre o fato de que o nível de serviço fornecido, só é possível porque os clientes se comprometeram a participar nesta relação. Aliás, esta é uma estratégia importante para maior controle nos negócios, melhorando a  rentabilidade e, principalmente, reduzindo os níveis de estresse do empresário e de toda sua equipe.

Soma

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