Como escapar das armadilhas das compras de final de ano
O final de ano está chegando e junto com ele, as compras de Natal. O 13º salário é muito bem vindo, mas é necessário controlar o quanto a mais pode ser gasto, pois muita gente esquece que além das compras, virada de ano também é época de material escolar, renovação de matícula, reajustes, dentre outros gastos extras. As tentações são enormes: vitrines atrativas, promoções imperdíveis, parcelamentos e crediários a perder de vista e novos modelos de produtos acabam fisgando facilmente o consumidor que sucumbe á s suaves prestações e passa facilmente o cartão sem pensar nas consequências futuras.
A couch financeiro Christiane Monteiro, da MaisMoney, preparou algumas dicas de como escapar das armadilhas de final de ano para ajudar o consumidor a comprar de forma consciente e saudável. Comprar é muito bom, mas não podemos criar problemas futuros.â€- completa.
1 – Tenha um objetivo – Não vá ao shopping sem saber o que quer, assim é mais fácil cair em tentação. Faça uma lista dos itens que você mais precisa e foque-se neles;
2 – Faça uma pesquisa de preços. Alguns locais podem oferecer o mesmo item com valor mais em conta;
3 – Cuidado com parcelamentos – No caso de um item de alto valor, você possui dinheiro para comprar á vista? Se não possui essa quantia, quanto vai custar a mais por comprar financiado? A prestação somada as suas despesas mensais, está confortável de forma que continue sobrando ao menos 10% da sua renda, para que assim você continue poupando e investindo?
4 – Analise sua necessidade – Antes de comprar qualquer coisa pergunte-se: O que esse bem vai trazer de melhoria para a minha vida? Eu realmente preciso disso, vou utilizá-lo frequentemente ou vai ficar esquecido após 1 ou 2 meses?
5 – Não caia em tentação – O produto mais caro será sempre mais atrativo. Quando gostar de algo, pergunte-se se existe algo similar mais barato e que também satisfaça a sua necessidade.