Para ser dono de um negócio é preciso ter algumas caracteísticas

empreendedorismo2.jpgEmpreender nunca esteve tão em alta no Brasil como pelo menos nos cinco últimos anos. De acordo com informações do Empresômetro, de 1º de janeiro até hoje foram abertas 1.583.948 empresas, das quais, 997 mil são na categoria de empreendedor individual. Só no Paraná foram quase 96 mil novas empresas criadas em 2012, sendo 20 mil em Curitiba.

Mas não adianta apenas abrir uma empresa, o maior mérito do empresário é manter o seu negócio. Não adianta só conhecer o produto ou serviço que está oferecendo. Para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter algumas caracteísticas. Por exemplo:

Em primeiro lugar ter autoconfiança. O profissional que quer ter seu empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

Ele também deve ter controle e nunca esquecer que está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja.

Outro ponto importante num negócio é a análise e planejamento. O empreendedor deve analisar os concorrentes, a economia e os setores externos que têm ligação com a sua empresa, para saber os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.

Além da liderança, que é essencial, o empresário deve ser persistente e otimista. Em várias fases a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência atrelada com o jogo de cintura para driblar os problemas. Nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.

Por último, o bom profissional deve buscar sempre a capacitação. O empreendedor que não se enquadrou em qualquer das caracteísticas citadas, deve se especializar para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.

 

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *