Produção industrial volta a crescer
A produção da indústria brasileira aumentou em outubro. O indicador de evolução da produção passou de 47,1 pontos em setembro para 54,9 pontos no mês passado, informa a Sondagem Industrial divulgada nesta sexta-feira, 23 de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a metodologia da pesquisa, valores acima de 50 pontos indicam evolução positiva da produção. “A expansão da produção se deu com o fim do ajustamento de estoques no setor”, diz a pesquisa. O indicador de estoques efetivos em relação ao planejado alcançou em 50,5 pontos, ficando muito próximo da linha divisória de 50 pontos pelo segundo mês seguido.
Apesar do aumento da produção, o indicador de número de empregados manteve-se estável pelo terceiro mês consecutivo e ficou em 50,2 pontos. O nível de utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual atingiu 46,8 pontos em outubro, três pontos a mais do que em setembro. Mesmo assim, o indicador continua abaixo da linha divisória dos 50 pontos. “A recuperação da atividade industrial ocorre de forma lenta”, afirma o economista da CNI Marcelo de ávila.
A Sondagem Industrial mostra que os empresários estão menos otimistas em relação aos próximos seis meses do que em outubro. O indicador de expectativa em relação á demanda caiu de 56,9 pontos para 55,7 pontos. “A redução do otimismo provavelmente se da pela sazonalidade, uma vez que no fim do ano há redução da atividade industrial”, avalia ávila.
O indicador de estimativa sobre as exportações recuou para 51 pontos, e o de compra de matérias-primas teve queda de 1,4 ponto e ficou em 52,6 pontos. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 14 de outubro com 1.796 empresas de todo o país. Dessas, 628 são pequenas, 690 são médias e 478 são de grande porte.