Dicas para evitar consumo elevado de energia no verão

energia-economia.pngO consumo de energia aumenta durante o verão em todo o país. Cada grau centígrado a mais na temperatura ambiente eleva em aproximadamente 3% a demanda mensal por energia elétrica – o equivalente a um mês de consumo de uma cidade com 300 mil habitantes. Algumas medidas simples podem reduzir o impacto dos hábitos deste peíodo na conta de luz. O Grupo Neoenergia, que controla as distribuidoras Celpe (Pernambuco), Coelba (Bahia) e Cosern (Rio Grande do Norte), vem orientando a população destes estados, que estão entre os mais quentes do Brasil.

Para obter um consumo eficiente de energia, os cuidados devem começar já na compra de eletrodomésticos. Os aparelhos com Selo Procel gastam menos energia.Geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática. A manutenção e a limpeza regulares do ar-condicionado, além de preservar a saúde, reduzem o consumo de energia. A sujeira acumulada dificulta a passagem do ar, exigindo mais potência. E a utilização do timer (temporizador) evita o funcionamento desnecessário. Com o ambiente refrigerado, o uso de ventiladores pode manter o clima agradável.

Já as geladeiras em mau estado podem representar 30% do consumo de uma residência. O ideal é que os refrigeradores sejam instalados em locais ventilados, longe de fontes de calor (como o fogão) e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. A borracha de vedação, se estiver ressecada, também provoca desperdício de energia. Como durante o verão as geladeiras são abertas com mais frequência, isso também exige maior desempenho dos equipamentos para recuperar a temperatura ideal. Para economizar energia, utilize bebedouros ou garrafas térmicas com água.

O calor também ajuda a secar as roupas sem a necessidade de acionar a centrifugação da máquina de lavar, reduzindo o consumo de eletricidade. Veja mais algumas dicas de uso eficiente de energia elétrica.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *