በhora dos empresários planejarem seus negócios para 2013

Eu perguntei a ela quais são os critérios que devem ser utilizados para um planejamento perfeito. Segundo Marcia, não existe uma resposta pronta. Mas, quem é empresário, deve pensar estrategicamente, juntamente com seus líderes, sobre quais são as áreas mais impactantes para o alcance dos resultados almejados. Para alguns empresários, pode ser que seja a capacitação de líderes, investimento em software, endomarketing, ou um eventual programa de cargos e salários. Para outros, as metas a serem perseguidas são a ampliação de ações de marketing, melhoria nas instalações, busca de novos mercados, ampliação da linha de produtos ou melhoria de serviços e atendimento. De qualquer forma, de acordo com a executiva, as metas devem ser ambiciosas, porém, realistas.
Quem é gestor de um departamento ou de setor, precisa alinhar suas próprias metas com as da organização. Segundo alerta a diretora da Valoriza RH, muitas empresas têm pecado pela falta de comunicação. Os departamentos parecem, á s vezes, pequenas empresas autárquicas com pouco contato uns com os outros. O resultado é um altíssimo custo com erros desnecessários. Portanto, na formulação do planejamento para 2013, os empresários devem pensar como podem colaborar para que as metas gerais da empresa sejam atingidas. Feito isso, devem determinar as ações necessárias e dividi-las em metas mensais. Por último, os empresários devem saber quem realizará essas metas e se existem recursos necessários, tanto internos, quanto materiais.