Empresas cortam gastos para resistir á crise e aumentar lucros

Apesar de a decisão de enxugar ser de responsabilidade da direção, muitas ações não são eficazes sem a participação efetiva dos colaboradores. Para envolvê-los, as companhias se utilizam de diversos recursos, como, por exemplo, a bonificação. Há várias formas de medir a participação dos colaboradores na redução dos custos e premiá-los por isso. Uma delas é criar um canal de comunicação entre a diretoria e os colaboradores, e premiar ideias que se traduzam em ganhosâ€, comenta Martinez. Contudo, ele observa que, ao optar por esse modelo, as empresas devem ter o cuidado de tratar a remuneração variável como sálário quando essa for um complemento regular ao salário.
Medidas simples como tercerizar a impressão de materiais, por exemplo, têm como vantagens eliminar gastos com a manutenção dos equipamentos, que são de reponsabilidade da empresa tercerizada, e disponiblizar equipamentos de última geração. Além disso, o sistema desafoga os departamentos de Tecnologia da Informação, que não precisa dispôr de tempo para resolver problemas técnicos com impressoras. Outra opção, nesse sentido, é o estabelecimento de quotas de impressão. Em algumas empresas essas medidas representaram uma redução de 20% no número de impressões e uma economia significativa nos custosâ€, afirma Martinez.
Alinhar as metas de receita aos contratos de trabalho com colaboradores, por meio de remuneração composta por um valor fixo e outro variável – este atrelado á s metas – é uma medida adotada por um número maior de empresas para motivar os funcionários e reduzir gastos com a folha fixa de pagamento. A participação da remuneração variável, que costumava ser somente nos departamentos de vendas, se espalha por outros departamentos. Atualmente, nas empresas, a remuneração é composta de 70% de salário fixo e 30% de salário variávelâ€, afirma o sócio-diretor da KSI Brasil.
Outra medida tem sido a de racionalizar o uso do espaço, de modo a evitar mudanças para locais maiores e de maior custo. A alta do valor dos aluguéis comerciais, lembra Ismael Martinez, e a oferta reduzida de imóveis nas áreas centrais, a custos competitivos, tem levado as empresas a buscar a otimização do espaço, com a instalação de mobiliário mais compacto e que permite melhor aproveitamento das instalações e a manutenção cada vez menor de espaços vazios.