Grupo Boticário encerra 2012 com R$ 464 milhões em investimentos e crescimento de 20%
O ano de 2012 foi bastante positivo para o Grupo Boticário. Além da inauguração de três novas unidades de negócio (Skingen, quem disse berenice? e The Beauty Box) em um peíodo de oito meses, a organização contabiliza avanços em todas as unidades de negócio. O crescimento de 20% ao ano vem sendo mantido desde 2006. Durante o ano em que completou 35 anos de atividades, a organização investiu R$ 464 milhões. Desse montante, R$ 230 milhões foram aplicados na construção da fábrica e do centro de distribuição do Grupo Boticário na Bahia, nas obras de ampliação dos ativos industriais da sede do grupo e no novo centro de pesquisa e desenvolvimento, ambos no Paraná. O restante foi investido em novos projetos, infraestrutura, aquisição de equipamentos, tecnologia e melhorias de processo.
Foi um ano de muito trabalho e de muita evolução para nós. Entramos em um novo segmento com Skingen Inteliência Genética, revolucionamos o mercado de maquiagem com quem disse, berenice? e estreamos no varejo multimarcas, com The Beauty Box. Além disso, iniciamos as obras da fábrica e do centro de distribuição do Grupo Boticário na Bahia. Com isso, marcamos presença do Grupo Boticário em seis cidades de três estados – São José dos Pinhais e Curitiba, no Paraná; Registro e São Paulo, em São Paulo; e Camaçari e São Gonçalo dos Campos, na Bahiaâ€, conta o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum (foto). Somos uma organização pronta para se tornar uma das principais no segmento de beleza do mundoâ€, afirma.
Segundo Grynbaum, para 2013 a visão positiva continua, mas não haverá o mesmo número de lançamentos de novos negócios como ocorreu em 2012. De acordo com ele, o próximo ano será de expansão de lojas da marca quem disse Berenice? e The Beauty Box e a entrada em quatro novas capitais, incluindo Curitiba. Atualmente, estas marcas são encontradas apenas em São Paulo. Só o Boticário possui 3.550 lojas em 1712 municípios, das quais, 135 lojas são próprias. A marca também está presente em sete países (Portugal, Uruguai, Japão, Angola, Estados Unidos, Arábia Saudita e Venezuela). Em Portugal, conta Grynbaum, todas as 53 lojas Boticário são próprias. Em termos de crescimento lá fora, Angola é o país que cresce percentualmente.
Hoje mais de 5.700 colaboradores trabalham no Grupo Boticário – nas áreas corporativas (tais como fábrica, RH, financeiro, juídico, pesquisa e desenvolvimento, sustentabilidade e tecnologia da informação), no mercadológico de cada uma das unidades de negócio, na Fundação Grupo Boticário de Proteção á Natureza e no Instituto Grupo Boticário.
O Boticário assumiu este ano a liderança do ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em faturamento e em número de lojas, e foi reconhecida como uma das Empresas Mais Influentes do Brasil†pela Ideal – The Reputation Agency – e a consultoria britá¢nica The Leadership Group. Somente em 2012, foram abertas 290 novas unidades, o que representa mais de uma por dia útil. Atualmente, a rede é formada por 3.550 lojas em mais de 1.700 municípios brasileiros. Estamos prevendo aumento de 20% no faturamento, em relação a 2011. Teremos a confirmação depois que fecharmos as vendas de Natal e o balanço do anoâ€, afirma a diretora executiva de Marketing e Vendas de O Boticário, Andrea Mota.
Eudora – Com a venda direta como principal canal, a unidade de negócio Eudora investiu fortemente em novas centrais de serviço em 2012. São lojas exclusivas para as representantes, que oferecem treinamento, troca de experiências e produtos para a pronta entrega. Trata-se de um diferencial importante para as nossas representantes. በuma forma de distribuição que permite ao consumidor final receber os produtos quase que prontamenteâ€, explica o diretor executivo de Eudora, Claudio Oporto. Até o final de 2012, Eudora terá inaugurado 10 novas centrais de serviço em diversas regiões, totalizando 15 no País. Para 2013, a previsão é de que sejam abertas outras 11.
quem disse, berenice? Com o objetivo de se tornar referência em maquiagem no Brasil, o Grupo Boticário lançou, em agosto de 2012, quem disse, berenice?. Com proposta totalmente inovadora de quebrar as regras do mundo da maquiagem, a marca já opera com sete lojas franqueadas na capital paulista – na rua João Cachoeira e nos shoppings Aricanduva, Tatuapé, Paulista, Tamboré, Boulevard Tatuapé e Metrô Itaquera. O portfólio conta com 500 produtos que incluem itens para pele, olhos, boca, além de esmaltes, perfumes, acessórios e kits presentes, com grande variedade de cores – 100 cores de batom, 70 de sombra, 50 de esmaltes, e a maior régua de tons de base, pó e corretivo do Brasil, com 18 tonalidades, desenvolvidas especialmente para a pele das brasileiras. Acreditamos que na busca pela beleza as mulheres deveriam ser mais livres, e nossa marca é uma oportunidade para que elas sigam esse caminhoâ€, explica o diretor de quem disse, berenice?, Alexandre Bouza.
The Beauty Box – Lançada em novembro de 2012, The Beauty Box foi a entrada do Grupo Boticário no varejo multimarcas. Com a proposta de transformar a experiência de consumo de clientes cada vez mais exigentes e informados sobre as novidades e tendências desse segmento. O Grupo Boticário reuniu marcas internacionais e nacionais, desde as já consagradas até as debutantes, em um só espaço. E ainda acrescentamos a curadoria, com produtos escolhidos a dedo, para promover uma nova experiência de compra e oferecer uma one stop shop acolhedora e completaâ€, acrescenta Bruno Salek, diretor de The Beauty Box. São cerca de 3.000 produtos, de dez categorias, de marcas como Dior, Calvin Klein, Carolina Herrera, Givenchy, Shiseido, Lancôme e marcas novas no Brasil como bareMinerals e as brasileiras Sol de Janeiro, Phebo e Granado. Até o fim do ano, The Beauty Box terá seis lojas em São Paulo, sendo três na capital e três em cidades do interior (São José dos Campos, Campinas e Ribeirão Preto).
Skingen – Em mais um passo para a diversificação dos negócios, o Grupo Boticário deu um salto nas pesquisas genética e biomolecular e, em março de 2012, entrou para o segmento de cuidados terapêuticos da pele, com Skingen Inteliência Genética. A unidade de negócio oferece alternativa inovadora e personalizada de tratamento contra o envelhecimento da pele do rosto. O teste de diagnóstico genético baseado no RNA permite ao dermatologista prescrever tratamento individualizado, com uma composição manipulada com alta tecnologia, a triplananotecnologiaâ€, explica Israel Feferman, diretor executivo de Skingen Inteliência Genética. A atuação da unidade de negócio já está disponível para mais de 500 médicos de Curitiba (PR), São Paulo (capital e algumas cidades do interior), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiá¢nia (GO) e Brasília (DF).
Crédito da foto – Gisele Koprowski