Itaú é a marca mais valiosa do Brasil

itau-logo.jpgA marca Itaú lidera o ranking da Interbrand das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2012. Seguido por Bradesco, Banco do Brasil, Petrobras e Skol, que completam o Top 5, essas marcas representam 71, 8% do valor consolidado de R$95,9 bilhões entre as 25 marcas brasileiras listadas no estudo. Em relação ao ranking de 2011, a maioria das marcas se valorizou, sendo que a vigésima quinta colocada esse ano entrou no ranking com a nota de corte de R$250 milhões, um valor significativamente superior a 2011 (quando a nota de corte foi de R$ 209 milhões).

A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, publica o estudo das Marcas Brasileiras Mais Valiosas anualmente. Criadora da metodologia de avaliação financeira de marcas  – e primeira de sua categoria a receber o certificado ISO – a consultoria analisa as diferentes maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde sua influência sobre os resultados financeiros até a satisfação das expectativas dos clientes.

Para desenvolver sua análise, a Interbrand examina os três componentes principais que contribuem para o valor da marca: resultados Financeiros: geração de valor financeiro dos produtos e serviços vinculados á  marca; papel da Marca: influência da marca no processo de escolha do cliente e força da Marca: capacidade de garantir a demanda e ganhos ao longo do tempo

Para entrar no ranking, as marcas devem atender a alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunere todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *