O que é melhor para 2013 : abrir um negócio, comprar uma empresa ou adquirir uma franquia?

negocios24.jpgO ano de 2012 está terminando e tem muita gente querendo começar um negócio em 2013. Entretanto, a dúvida é sobre se deve abrir sua própria empresa, comprar um negócio já existente ou então optar por uma franquia. Cada uma dessas modalidades oferece vantagens, mas também tem suas desvantagens. Cabe ao empreendedor analisar cada tipo de negócio e verificar com o qual mais se identifica.

Por exemplo, o negócio próprio permite ao empreendedor elaborar ‘algo novo’, seja na área de serviços ou varejo e atrair um número grande de clientes. No entanto, iniciar um negócio do zero requer cautela, planejamento e muita análise. Conhecer o mercado que irá investir não é o suficiente e pode, inclusive,  frustrar eventuais planos.

Por outro lado, a vantagem de comprar uma empresa já existente, é que o empresário já ganha uma carteira de clientes formada e um ponto comercial testado e aprovado, o que atenua eventuais riscos. Ao contrário do que muita gente imagina, não são apenas as empresas com dificuldades que estão á  venda. Existem muitas empresas rentáveis sendo negociadas. Mas, antes de fechar o negócio, é importante fazer uma auditoria nas contas.

Por último, a grande vantagem de optar por uma franquia é que ela dá todo o suporte ao futuro empreendedor. Outro ponto positivo da franquia é que o empresário já começa sua atividade com uma marca conhecida pelo público.  Já a desvantagem de ser um franqueado é que ele terá menos liberdade de ação. O sucesso da rede depende das semelhanças entre as unidades que a compõem. Isso significa que um franqueado geralmente está sujeito a mais limitações do que estaria como dono de um negócio independente.

.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *