Segmento de veículos provoca queda de 2% na atividade do comércio em novembro

venda-de-veiculos3.jpgO movimento dos consumidores nas lojas em todo o país caiu 2% em novembro na comparação com outubro, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o movimento no comércio registrou expansão de 8,9% e, no acumulado de janeiro a novembro de 2012, a atividade varejista cresceu 9,4% frente ao mesmo peíodo do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio divulgado nesta quarta-feira (5).

O desempenho negativo da atividade varejista em novembro foi influenciado pela queda de 5,6% no movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças, registrado o mês passado. Este segmento ainda não se recuperou do forte movimento de antecipação de compra de veículos ocorrida em agosto último, uma vez que o IPI reduzido iria se encerrar naquele mês. Apesar do incentivo fiscal ter sido prorrogado até o final deste ano, o efeito de dinamização das vendas tem sido modesto, pelo menos nestes últimos meses do ano.Todos os setores varejistas apresentaram recuo em seus movimentos em novembro comparativamente a outubro, já aplicadas as correções sazonais.

A ocorrência de três feriados caindo em dias úteis em novembro (sendo dois deles prolongados), diminuiu o fluxo dos consumidores nos estabelecimentos comerciais, sendo que os menos afetados foram os setores de combustíveis e lubrificantes e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, os quais experimentaram quedas de apenas 0,1% e de 0,2%, respectivamente. São segmentos que, normalmente, sofrem menos impactos negativos de feriados prolongados, dado o tradicional aumento da demanda por combustíveis, alimentos e demais itens de primeira necessidade daquelas famílias que se deslocam para outras localidades, observam os economistas da Serasa Experian.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *