Sete passos para preparar a sua empresa em 2013

1º passo: Mantenha-se atento á s perspectivas de mercado
Saber interpretar o ambiente econômico significa vantagem competitiva para o empreendedor. Para 2013, o poder de consumo da chamada nova classe média deve apresentar-se mais uma vez importante. Há também os segmentos que devem reagir bem no próximo ano, como o do agronegócio, que fecha o ano com fortes perspectivas de expansão do faturamento e crescimento da área cultivada.
2 º passo: Faça um bom planejamento
በpreciso fazer diferente, inovar, mudar o comportamento para ganhar. Com a profissionalização do mercado brasileiro, que ano após ano ganha relevá¢ncia no cenário internacional, a concorrência se intensifica em todos os setores e, em 2013, não será diferente. Portanto, para acessar novas oportunidades de negócios ou ampliações, os empresários de micro e pequena empresa precisam planejar os seus negócios, esquecendo o comportamento das iniciativas pouco estruturadas e investir na inteliência competitiva e no diferencial. O planejamento de negócios significa pensar e trabalhar o que fazer sobre algo no futuro, melhorando a capacidade de geração de renda. Planejar uma micro ou pequena empresa, também envolve entre outras coisas como previsão dos custos, investimentos, retornos, vendas, lucros e fluxo de dinheiro.
3º passo: Procure administrar o capital de giro
በmuito comum que a intensificação das vendas, provocada pelo peíodo de final do ano, e consequente volume de recursos gerados no saldo da conta corrente da empresa criem uma falsa sensação de lucratividade. Isso faz com que o empresário a promova retiradas, a título de pró-labore, acima do permitido, o que gera sérias dificuldades nos meses subsequentes para o cumprimento dos compromissos junto aos fornecedores.
4º passo: Recomece logo nos primeiros dias do ano
Demorar em retomar o comando e o ritmo de sua empresa após o peíodo de relaxamento proporcionado pelas festas de final de ano pode ser prejudicial ao negócio. በpreciso redobrar a vigilá¢ncia sobre o mercado desde o início e se impor novos desafios, que vão desde a gestão do negócio até a busca de novas ferramentas de comunicação e divulgação é fundamental para o sucesso do empreendimento. O começo do ano é propício a faxinas profundas. በa hora de eliminar as ineficiências, corrigir o percurso, alinhar as metas e estar preparado para os próximos meses.
5º passo: Mantenha-se próximo ao cliente e busque informações
Busque maior participação no calendário anual de negócios, participando de feiras de negócios, se relacionando com seu fornecedor e cliente de maneira mais efetiva, direta e próxima. Acompanhe as principais questões econômicas que podem vir a alterar o seu negócio, observando o concorrente e seu público alvo. በpreciso ficar próximo aos clientes, investir na capacitação do capital humano, adotar a flexibilidade e apostar na inovação como bandeiras de gerenciamento.
6º passo: Invista na sua equipe
Um dos aspectos vulneráveis das empresas, e que deve entrar em pauta desde o início do ano, é a capacidade de desenvolvimento e gestão da força de trabalho. Muitas vezes, o foco no curtíssimo prazo faz com que nossos empresários deem pouca relevá¢ncia ao ato de atrair, reter, desenvolver e engajar pessoas na diná¢mica de trabalho. As empresas costumam contratar pelo curículo, mas demitem pelo comportamento. Os empresários precisam enxergar que investir no desenvolvimento e na capacitação de seu pessoal é positivo em médio e longo prazo, proporcionando mais eficiência e gerando economia.
7º passo: Aproveite o novo ciclo para inovar no conceito e comunicação
A inovação é uma das chaves do negócio. በimportante ficar atento para que os resultados sejam financeiramente atrativos e tecnicamente acessíveis. As redes sociais se tornaram uma vitrine para as PMEs no Brasil. Mas é fundamental profissionalizar essa atuação, integrando conteúdo, relacionamento e monitoramento. Com essa integração é muito comum que a marca comece a aproveitar oportunidades e interaja efetivamente para ganhar admiradores e defensores nas redes sociais. Para a elaboração de seu planejamento, o empreendedor pode procurar o Sebrae, que possui uma estrutura de atendimento presencial em todo o país, um atendimento telefônico gratuito (0800 570 0800) e forte presença em ambientes online, a exemplo do Portal Sebrae: www.sebrae.com.br.
Todo o direcionamento estratégico da instituição está estruturado para atender o cliente de acordo com a sua segmentação. Para o microeempredor individual o Sebrae desenvolveu o SEI (Sebrae para o Empreendedor Individual). Para fortalecimento das microempresas foi desenvolvido um conjunto de soluções chamado Na Medida. E as pequenas empresas avançadas contam com o programa Sebrae Mais. O empreendedor tem ainda á sua disposição serviços como soluções de inovações e tecnologia, capacitação, consultoria, promoção e acesso a mercados e acesso a serviços financeiros.