Telefônica Brasil ganha mercado nos segmentos móveis de maior receita e expande negócio fixo

TelefonicaA Telefônica Brasil acaba de divulgar o balanço financeiro referente ao terceiro trimestre à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa contabilizou no período 91,7 milhões de acessos no País — 76,6 milhões no negócio móvel e 15,1 milhões no fixo. Além da liderança geral do mercado móvel, com 28,6% de participação em setembro, a empresa cresceu nos segmentos de maior receita, como pós-pagos e dados. Os resultados positivos estendem-se também para a operação fixa, com elevação do número de usuários de fibra óptica, TV por assinatura e voz.

Os segmentos de maior receita no negócio móvel continuam a apresentar crescimento consistente. O número de acessos pós-pagos teve elevação de 23,3% na comparação anual, passando de 17,95 milhões para 22,14 milhões. O total do segmento pós equivale a 28,9% da base total de clientes, com evolução de 5,5 pontos percentuais no mesmo período. Apenas ao longo do terceiro trimestre, houve a adição de 1,45 milhão de usuários, o maior ganho no Brasil, 87% maior que o obtido entre julho e setembro de 2012.

As receitas com internet móvel tiveram expansão de 35,5% na comparação do terceiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado. Este desempenho deve-se à ampliação das vendas de acessos pós-pagos e de dados, com destaques para os planos 3GPlus e 4G. No mercado de placas de dados, a operadora manteve a liderança, com participação de 49,6% em setembro, consequência da amplitude da cobertura de terceira geração, que está presente em mais de 3,1 mil municípios brasileiros.

Resultados consistentes estão presentes também em dados e SVAs (Serviços de Valor Agregado). Houve incremento de 24,6% nas receitas na comparação anual, fruto principalmente das vendas de pacotes de dados para clientes pré-pagos e atrelados a smartphones, com destaque para o MultiVivo. Já o ARPU móvel (receita média por cliente), que atingiu R$ 23,6 no terceiro trimestre, apresentou elevação de 6,6% em relação ao terceiro trimestre de 2012.

O negócio fixo como um todo – voz, banda larga e TV – apresentou expansão, com destaque para a fibra ótica, que chegou a 171 mil clientes no trimestre, resultado 18,2% maior que o verificado no período imediatamente anterior. Os domicílios cobertos pela rede de fibra atingiram o patamar de 1,5 milhão na cidade de São Paulo e mais dezoito cidades da Região Metropolitana, Interior e Litoral paulista. O número de clientes de TV por assinatura também cresceu, passando de 537 para 588 mil (+9,4%), principalmente em função da elevação da base de clientes dos serviços via satélite (DTH) e IPTV (fibra ótica).

Na banda larga fixa, a companhia registrou em 30 de setembro 3,88 milhões de clientes, um aumento de 3,4% na comparação anual, sendo que cerca de 90% das adições referem-se a velocidades superiores a 4Mbps. Os acessos de voz fixa apresentaram crescimento de 0,6% em relação ao segundo trimestre, com ganho líquido de 60 mil linhas e um total geral de10,6 milhões. No mercado corporativo, o resultado acumulado de janeiro a setembro de 2013 subiu 4% na comparação anual.

Os investimentos de janeiro a setembro ficaram em R$ 3,8 bilhões, montante 17% superior ao realizado no mesmo período de 2012. O valor inclui os R$ 451 milhões utilizados no upgrade de espectro da faixa “L”, operação que dá continuidade aos esforços da empresa para suportar o crescimento da demanda de dados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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