Telefônica Brasil ganha mercado nos segmentos móveis de maior receita e expande negócio fixo
A Telefônica Brasil acaba de divulgar o balanço financeiro referente ao terceiro trimestre à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa contabilizou no período 91,7 milhões de acessos no País — 76,6 milhões no negócio móvel e 15,1 milhões no fixo. Além da liderança geral do mercado móvel, com 28,6% de participação em setembro, a empresa cresceu nos segmentos de maior receita, como pós-pagos e dados. Os resultados positivos estendem-se também para a operação fixa, com elevação do número de usuários de fibra óptica, TV por assinatura e voz.
Os segmentos de maior receita no negócio móvel continuam a apresentar crescimento consistente. O número de acessos pós-pagos teve elevação de 23,3% na comparação anual, passando de 17,95 milhões para 22,14 milhões. O total do segmento pós equivale a 28,9% da base total de clientes, com evolução de 5,5 pontos percentuais no mesmo período. Apenas ao longo do terceiro trimestre, houve a adição de 1,45 milhão de usuários, o maior ganho no Brasil, 87% maior que o obtido entre julho e setembro de 2012.
As receitas com internet móvel tiveram expansão de 35,5% na comparação do terceiro trimestre de 2013 com o mesmo período do ano passado. Este desempenho deve-se à ampliação das vendas de acessos pós-pagos e de dados, com destaques para os planos 3GPlus e 4G. No mercado de placas de dados, a operadora manteve a liderança, com participação de 49,6% em setembro, consequência da amplitude da cobertura de terceira geração, que está presente em mais de 3,1 mil municípios brasileiros.
Resultados consistentes estão presentes também em dados e SVAs (Serviços de Valor Agregado). Houve incremento de 24,6% nas receitas na comparação anual, fruto principalmente das vendas de pacotes de dados para clientes pré-pagos e atrelados a smartphones, com destaque para o MultiVivo. Já o ARPU móvel (receita média por cliente), que atingiu R$ 23,6 no terceiro trimestre, apresentou elevação de 6,6% em relação ao terceiro trimestre de 2012.
O negócio fixo como um todo – voz, banda larga e TV – apresentou expansão, com destaque para a fibra ótica, que chegou a 171 mil clientes no trimestre, resultado 18,2% maior que o verificado no período imediatamente anterior. Os domicílios cobertos pela rede de fibra atingiram o patamar de 1,5 milhão na cidade de São Paulo e mais dezoito cidades da Região Metropolitana, Interior e Litoral paulista. O número de clientes de TV por assinatura também cresceu, passando de 537 para 588 mil (+9,4%), principalmente em função da elevação da base de clientes dos serviços via satélite (DTH) e IPTV (fibra ótica).
Na banda larga fixa, a companhia registrou em 30 de setembro 3,88 milhões de clientes, um aumento de 3,4% na comparação anual, sendo que cerca de 90% das adições referem-se a velocidades superiores a 4Mbps. Os acessos de voz fixa apresentaram crescimento de 0,6% em relação ao segundo trimestre, com ganho líquido de 60 mil linhas e um total geral de10,6 milhões. No mercado corporativo, o resultado acumulado de janeiro a setembro de 2013 subiu 4% na comparação anual.
Os investimentos de janeiro a setembro ficaram em R$ 3,8 bilhões, montante 17% superior ao realizado no mesmo período de 2012. O valor inclui os R$ 451 milhões utilizados no upgrade de espectro da faixa “L”, operação que dá continuidade aos esforços da empresa para suportar o crescimento da demanda de dados.