Agência de agroturismo é uma boa opção para empreender no Paraná

turismo ruralO Brasil é um país de grande extensão territorial e são muitas as propriedades rurais que ainda não estão no circuito do agroturismo. O mesmo acontece com o Paraná, onde o agronegócio representa 33% do Produto Interno Bruto do Estado e responde por 77% das exportações paranaenses. Só para se ter uma ideia, o Paraná é hoje o segundo estado brasileiro com maior número de propriedades rurais do Brasil. Por conta disso, uma agência de agroturismo pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro com o que a natureza oferece sem degradá-la, tornando a visitação sustentável.

Os clientes mais assíduos de uma agência de agroturismo são basicamente as pessoas que vivem nas grandes cidades. Passeios, caminhadas, cavalgadas, pescaria, banhos de cachoeira e restaurantes com comidas típicas, são opções atraentes para quem vive em meio à fumaça e trânsito pesado. Mas há ainda outros clientes que uma agência de agroturismo pode atrair. Ou seja,  nada impede que pessoas que vivem em pequenas cidades também queiram se refugiar por alguns dias em meio à natureza.

Turismo-Rural 2O agroturismo é uma atividade que deve ser oferecida pelas agências que tenham total domínio sobre o assunto e, especialmente, sobre o lugar a ser visitado. Já os serviços oferecidos por uma empresa de agroturismo podem ser os mais diversos possíveis, mas sempre ligados à natureza. Os pacotes incluem passeios, refeições e transporte.

Uma vantagem do agroturismo é que ele auxilia a estabilidade da economia local, gerando empregos nas atividades indiretas, como construção civil, comércio de produtos, serviços auxiliares, entre outros. Também são fomentadas as atividades diretas, como lazer, rede hoteleira e recreação.

Ainda ligada ao agroturismo, existe também a chance de agregar valor aos produtos agrícolas das fazendas e sítios que recebem os turistas e a instalação de indústrias artesanais para produzirem alimentos da localidade.

Dessa forma, abrir uma agência de agroturismo significa não só ter renda para o empreendedor, mas também haverá grandes comprometimentos com a conservação dos recursos naturais, com a geração de emprego e renda e a melhoria na qualidade de vida na região, provocando também a diminuição das diferenças sociais nas comunidades locais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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