Agência de agroturismo é uma boa opção para empreender no Paraná
O Brasil é um país de grande extensão territorial e são muitas as propriedades rurais que ainda não estão no circuito do agroturismo. O mesmo acontece com o Paraná, onde o agronegócio representa 33% do Produto Interno Bruto do Estado e responde por 77% das exportações paranaenses. Só para se ter uma ideia, o Paraná é hoje o segundo estado brasileiro com maior número de propriedades rurais do Brasil. Por conta disso, uma agência de agroturismo pode ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro com o que a natureza oferece sem degradá-la, tornando a visitação sustentável.
Os clientes mais assíduos de uma agência de agroturismo são basicamente as pessoas que vivem nas grandes cidades. Passeios, caminhadas, cavalgadas, pescaria, banhos de cachoeira e restaurantes com comidas típicas, são opções atraentes para quem vive em meio à fumaça e trânsito pesado. Mas há ainda outros clientes que uma agência de agroturismo pode atrair. Ou seja, nada impede que pessoas que vivem em pequenas cidades também queiram se refugiar por alguns dias em meio à natureza.
O agroturismo é uma atividade que deve ser oferecida pelas agências que tenham total domínio sobre o assunto e, especialmente, sobre o lugar a ser visitado. Já os serviços oferecidos por uma empresa de agroturismo podem ser os mais diversos possíveis, mas sempre ligados à natureza. Os pacotes incluem passeios, refeições e transporte.
Uma vantagem do agroturismo é que ele auxilia a estabilidade da economia local, gerando empregos nas atividades indiretas, como construção civil, comércio de produtos, serviços auxiliares, entre outros. Também são fomentadas as atividades diretas, como lazer, rede hoteleira e recreação.
Ainda ligada ao agroturismo, existe também a chance de agregar valor aos produtos agrícolas das fazendas e sítios que recebem os turistas e a instalação de indústrias artesanais para produzirem alimentos da localidade.
Dessa forma, abrir uma agência de agroturismo significa não só ter renda para o empreendedor, mas também haverá grandes comprometimentos com a conservação dos recursos naturais, com a geração de emprego e renda e a melhoria na qualidade de vida na região, provocando também a diminuição das diferenças sociais nas comunidades locais.