Fim de ano é um bom momento para fortalecer a rede de contatos

Bernt Entschev
Bernt Entschev

Ter experiência e um extenso currículo são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Mas, muitas vezes, isso não é suficiente para se estabelecer. É aí que o networking faz toda a diferença. Cerca de 80% dos executivos que trabalham em médias e grandes empresas valorizam o networking como estratégia importante para a atuação no mercado de trabalho. Esses dados foram levantados pelo IDCE – Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos, por meio de pesquisa realizada com 650 profissionais brasileiros.

De acordo com o conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) e consultor em Desenvolvimento Profissional, Bernt Entschev, o networking nada mais é do que o relacionamento entre profissionais, visando o desenvolvimento de negócios. “Mas, não adianta simplesmente estabelecer uma rede de contatos e conhecer as pessoas ‘certas’, é preciso manter essa rede”, explica.

E como conservar relações duradouras? “É sempre bom fortalecer os laços profissionais e de amizade, embora não sejam necessários encontros tão frequentes, nunca deixe de responder algum e-mail, por exemplo”, diz o consultor. Outra dica do conselheiro da AHK-PR para manter essa rede ativa é definir estratégias para cada tipo de pessoa. Entschev cita até um caso pessoal: com 10.500 pessoas em sua rede, ele utiliza pelo menos duas horas por semana para se relacionar com estes contatos, que podem ser virtuais, pessoais ou por telefone.

“Além disso, a relação, seja pessoal ou profissional, deve trazer confiança. Você precisa fornecer algo para o outro, pode ser uma ideia, uma notícia, enfim, é importante saber os interesses do contato”, reforça. O consultor em Recursos Humanos completa que o final de ano é um bom momento para isso, já que é um período que as empresas se mobilizam e promovem jantares e confraternizações. “Então, quem busca ampliar ou fortalecer sua rede de contatos, essa é uma boa hora”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *