Fim de ano é um bom momento para fortalecer a rede de contatos
Ter experiência e um extenso currículo são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Mas, muitas vezes, isso não é suficiente para se estabelecer. É aí que o networking faz toda a diferença. Cerca de 80% dos executivos que trabalham em médias e grandes empresas valorizam o networking como estratégia importante para a atuação no mercado de trabalho. Esses dados foram levantados pelo IDCE – Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos, por meio de pesquisa realizada com 650 profissionais brasileiros.
De acordo com o conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) e consultor em Desenvolvimento Profissional, Bernt Entschev, o networking nada mais é do que o relacionamento entre profissionais, visando o desenvolvimento de negócios. “Mas, não adianta simplesmente estabelecer uma rede de contatos e conhecer as pessoas ‘certas’, é preciso manter essa rede”, explica.
E como conservar relações duradouras? “É sempre bom fortalecer os laços profissionais e de amizade, embora não sejam necessários encontros tão frequentes, nunca deixe de responder algum e-mail, por exemplo”, diz o consultor. Outra dica do conselheiro da AHK-PR para manter essa rede ativa é definir estratégias para cada tipo de pessoa. Entschev cita até um caso pessoal: com 10.500 pessoas em sua rede, ele utiliza pelo menos duas horas por semana para se relacionar com estes contatos, que podem ser virtuais, pessoais ou por telefone.
“Além disso, a relação, seja pessoal ou profissional, deve trazer confiança. Você precisa fornecer algo para o outro, pode ser uma ideia, uma notícia, enfim, é importante saber os interesses do contato”, reforça. O consultor em Recursos Humanos completa que o final de ano é um bom momento para isso, já que é um período que as empresas se mobilizam e promovem jantares e confraternizações. “Então, quem busca ampliar ou fortalecer sua rede de contatos, essa é uma boa hora”, finaliza.