Redes de franquias investem em motivação e premiação de equipes de venda para não perder faturamento

outerOs tempos são difíceis e o dinheiro não está sobrando no bolso de ninguém. O dinheiro do consumidor se tornou precioso. O que fazer para garantir que a compra daquele cliente seja feita na sua loja e não na porta ao lado? Em algumas redes de franquias a solução para esse problema vem da criatividade e do pensamento simples. Esse é o caso da Outer Shoes – rede de lojas de calçados alternativos – que há alguns meses tem feito ações entre seus vendedores e franqueados. Os resultados não poderiam ser melhores e a cada mês o faturamento cresce em média 10% em cada unidade.

Conforme explica Filipe Lamin, gerente de expansão da rede, o primeiro passo foi incentivar o aumento da frequência de reuniões de feedback e estímulo das equipes nas lojas. Também foram programadas ações entre os vendedores como corridas de vendas e gincanas com metas e premiações. Tudo simples e com custo zero.

 “No meio de 2015 fizemos uma campanha envolvendo todas as lojas durante a Copa América. Organizamos uma estrutura como a de um campeonato de futebol, com jogos entre lojas. Definimos alguns critérios para que a loja fizesse gols (vendas com grande número de itens, a partir de determinado valor, ou contendo itens específicos). Houve uma fase de grupos, uma fase eliminatória até chegar à final e na loja campeã.”

No último mês de dezembro a rede também criou uma gincana entre vendedores apenas usando o grupo de WhatsApp dos colaboradores. Os desafios com metas de venda eram enviados para todos e durante o dia vídeos com dicas e macetes dos vendedores mais experientes também eram compartilhados. “Em um dezembro que começou assustador pelo baixo movimento, a ação fez uma grande diferença nas vendas e também, ajudou a não derrubar o ânimo das equipes”, conta Lamin.

Para manter a motivação das equipes em alta, outra estratégia simples incentivada na rede de franquias é o aumento do numero de reuniões de feedback e também de treinamento. Para vender mais na crise, Eurivan Lima, que comanda uma equipe de 9 funcionários de uma franquia no Rio de Janeiro, programa reuniões, feedbacks  mensais e semanais. “Investimos no treinamento  para manter a equipe altamente motivada. Sabemos e vemos a crise, conversamos sobre isso diariamente com eles e buscamos alternativas para cada vez mais atender bem os clientes para que eles comprem e tornem a comprar conosco. O segredo é a equipe afiada”, afirma o franqueado, que cresce 13% ao mês em média mesmo com o varejo reclamando da crise.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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