Em tempos de crise, motivar a equipe é fundamental para o sucesso dos negócios
A motivação é um dos assuntos mais debatidos e discutidos entre empresários e gestores de empresas. Mesmo assim, há muito que se aprender. Isso por que a motivação sofre influências das mudanças do mercado, das tecnologias e, principalmente, do comportamento social. Por isso, é preciso estar atento ao rumo da sociedade quanto aos seus maiores anseios, desejos e medos, assim como às possibilidades de inovar com criatividade e pontualidade.
Em períodos de crise, a motivação é um dos campos mais afetados e, neste período, é muito comum que os líderes tenham medo de se abrir. Entretanto, a transparência e a comunicação são os melhores remédios para o gestor e sua equipe. Ou seja, é muito importante esclarecer a situação da empresa para todos, apresentando os desafios da organização e mostrando-se aberto para soluções e ideias criativas.
Agora, quando for comunicar, é importante que o empresário fique atento à forma como a mensagem será passada. De maneira alguma, ela deve ser feita de forma catastrófica, mas sim de um modo sincero. É isso que vai despertar respeito e admiração da equipe, além de demonstrar cuidado e também respeito às perspectivas profissionais de cada um.
Por outro lado, o movimento digital ganha cada vez mais força. E as empresas têm notado um desafio crescente em lidar com essa questão de forma saudável. Neste sentido, a comunicação vale mais uma vez como principal artifício para tornar a situação positiva. A dica é ter políticas claras de comportamento na empresa, mas sempre dando espaço ao colaborador. O ideal é orientar e não proibir. Quando o colaborador está comprometido com os ideais da empresa, conhece os seus objetivos e metas, dificilmente ele vai deixar que o uso do smartphone, por exemplo, atrapalhe suas atividades. E ao contrário, as novas tecnologias podem ajudar na comunicação direta e até em momentos de descontração, necessários para qualquer um.
Outro item importante no quesito motivação é a qualidade de vida. Será que os colaboradores estão conseguindo equilibrar a vida pessoal e profissional? Conseguem se alimentar de forma saudável no trabalho? Será que eles estão tendo abertura para resolver assuntos pessoais, como ir médico ou ao banco? Tudo isso parece básico, mas é preciso parar para pensar e criar alternativas para uma rotina mais leve no horário de trabalho.
Finalmente, não se pode esquecer nunca que a motivação é que vai impulsionar o sucesso da empresa. Ela não é um adorno, mas uma necessidade humana relacionada ao desenvolvimento e realização do potencial de cada trabalhador.