Em tempos de crise, motivar a equipe é fundamental para o sucesso dos negócios

A motivação é um dos assuntos mais debatidos e discutidos entre empresários e gestores de empresas. Mesmo assim, há muito que se aprender. Isso por que a motivação sofre influências das mudanças do mercado, das tecnologias e, principalmente, do comportamento social. Por isso, é preciso estar atento ao rumo da sociedade quanto aos seus maiores anseios, desejos e medos, assim como às possibilidades de inovar com criatividade e pontualidade.

Em períodos de crise, a motivação é um dos campos mais afetados e, neste período, é muito comum que os líderes tenham medo de se abrir. Entretanto, a transparência e a comunicação são os melhores remédios para o gestor e sua equipe. Ou seja, é muito importante esclarecer a situação da empresa para todos, apresentando os desafios da organização e mostrando-se aberto para soluções e ideias criativas.

Agora, quando for comunicar, é importante que o empresário fique atento à forma como a mensagem será passada. De maneira alguma, ela deve ser feita de forma catastrófica, mas sim de um modo sincero. É isso que vai despertar respeito e admiração da equipe, além de demonstrar cuidado e também respeito às perspectivas profissionais de cada um.

Por outro lado, o movimento digital ganha cada vez mais força. E as empresas têm notado um desafio crescente em lidar com essa questão de forma saudável. Neste sentido, a comunicação vale mais uma vez como principal artifício para tornar a situação positiva. A dica é ter políticas claras de comportamento na empresa, mas sempre dando espaço ao colaborador. O ideal é orientar e não proibir. Quando o colaborador está comprometido com os ideais da empresa, conhece os seus objetivos e metas, dificilmente ele vai deixar que o uso do smartphone, por exemplo, atrapalhe suas atividades. E ao contrário, as novas tecnologias podem ajudar na comunicação direta e até em momentos de descontração, necessários para qualquer um.

Outro item importante no quesito motivação é a qualidade de vida. Será que os colaboradores estão conseguindo equilibrar a vida pessoal e profissional? Conseguem se alimentar de forma saudável no trabalho? Será que eles estão tendo abertura para resolver assuntos pessoais, como ir médico ou ao banco? Tudo isso parece básico, mas é preciso parar para pensar e criar alternativas para uma rotina mais leve no horário de trabalho.

Finalmente, não se pode esquecer nunca que a motivação é que vai impulsionar o sucesso da empresa. Ela não é um adorno, mas uma necessidade humana relacionada ao desenvolvimento e realização do potencial de cada trabalhador.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *