Franquias para trabalhar em casa são uma boa opção em tempos de desemprego em alta e exigem baixo investimento

O faturamento de uma franquia doméstica é proporcional ao baixo investimento inicial.
O faturamento de uma franquia doméstica é proporcional ao baixo investimento inicial.

Com o aumento do desemprego e a dificuldade de conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho, a procura por franquias para trabalhar em casa é cada vez maior. Inclusive, esse mercado vem aumentado graças à oferta de várias opções que podem ser encontradas a partir de R$ 4 mil.

Os empreendedores que pretendem adquirir uma franquia de baixo valor para trabalhar em casa encontrarão vários nichos de mercado. Entre eles, podemos citar os de manutenção de computadores, serviços de limpeza, manutenção predial, lavagem de automóveis, jardinagem, reforço escolar, corretoras de seguros e assistência domiciliar para adultos, crianças, gestantes e novas mamães que precisam de ajuda em tarefas do dia a dia.

O faturamento desse tipo de franquia varia de R$ 5 mil a R$ 80 mil e será proporcional ao baixo investimento inicial e limitado à capacidade de atendimento do franqueado. Se ele trabalhar sozinho, dependendo da atividade, não conseguirá atender mais do que cinco clientes em um dia, mesmo que a demanda seja maior. Neste sentido, é importante que o empreendedor pesquise a rentabilidade da franquia.

Já o prazo de retorno do investimento ocorre entre seis e dezoito meses, com o lucro oscilando em torno de 20% a 50% do valor da receita bruta. Ou seja, a margem de lucro líquido é alta porque o franqueado não tem custos com aluguel e funcionários, já que ele sozinho é capaz de tocar o negócio e realizar o serviço para o cliente.

Por último, como a franquia funciona em casa, a sua visibilidade será menor do que num comércio com letreiro e fachada. Portanto, para compensar a exposição menor, o empreendedor pode criar uma estratégia de marketing digital com um site, inserir o seu perfil nas redes sociais e atuar também no marketing convencional deixando panfletos em padarias, academias e comércios que tenham ligação com o seu negócio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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