Curitiba é considerada a cidade teste para a franquia Arcos Dorados, que administra a marca McDonald´s

David Grinberg: cardápio posicionado de acordo com o perfil de consumo.

A relação consumidor e empresa é um dos itens que mais tem merecido atenção por parte da Arcos Dorados, que é a franquia que administra a marca McDonald´s no Brasil. Eu conversei nesta terça-feira (4) com o diretor de Comunicação Corporativa da franquia, o jornalista David Grinberg, e ele me disse que o mercado de Curitiba, por ser considerado um mercado de teste, é muito importante para a empresa, pois as respostas obtidas aqui acabam servindo de referência para os ajustes necessários nas demais praças do país.

Eu perguntei a Grinberg como tem sido a gestão de crises num período tão complicado como o que estamos atravessando e ele me disse que no caso específico da Arcos Dorados a política adotada é a de trabalhar na prevenção da crise e com transparência total. Neste sentido, a empresa implantou o programa Portas Abertas, onde consumidores são convidados a conhecer a cozinha e a preparação dos produtos que serão servidos. Só este ano mais de um milhão de pessoas no Brasil puderam ver o que está atrás dos balcões da McDonald´s e isso tem tido um resultado excelente na prevenção de crises.

No ano passado, mesmo com todas as dificuldades econômicas e desemprego que atingem os brasileiros, as vendas da McDonald´s cresceram 3%. E no primeiro trimestre deste ano, o aumento das vendas foi de 15% em relação a igual período de 2016. Segundo o diretor de Comunicação Corporativa da rede de fast food, isso é resultado da resposta dada aos consumidores, através das opções de cardápios feitas para atender todos os perfis, gostos e bolsos dos clientes. Só para se ter uma ideia, a McDonalds serve diariamente no Brasil, dois milhões de consumidores e conta em seu quadro com 50 mil funcionários. No Paraná são 42 lojas, sendo 24 na Grande Curitiba.

Com relação a emprego, o MacDonald´s é o maior gerador do primeiro emprego no Brasil. Grinberg me informou que 85% das pessoas que trabalham na empresa têm até 25 anos e estão no seu primeiro emprego. Mas a rotatividade de funcionários também é grande e faz com que duas mil pessoas tenham que ser contratadas mensalmente. De acordo com o diretor da Arcos Dorados, a alta rotatividade deixou de ser motivo de preocupação, e hoje se considera uma escola e um emprego de passagem, uma vez que os colaboradores que querem permanecer na empresa contam com um plano de carreira agressivo, ou seja, 40% dos atuais diretores começaram de baixo e foram crescendo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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