Varejista MM lança aplicativo e transforma todas as lojas em minicentros de distribuição

A Lojas MM – um dos mais tradicionais grupos varejistas do Sul do Brasil – completa 40 anos e traz uma novidade tecnológica em seu atendimento e relacionamento junto ao consumidor. Os clientes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul já podem fazer suas compras diretamente pelo smartphone, por meio do aplicativo Lojas MM – disponível nos sistemas Android e iOS. O investimento faz parte de um novo posicionamento do Grupo MM que prevê mais de R$ 25 milhões em tecnologia para modernização das mais de 190 lojas e processos dentro do seu laboratório de inovação, o MMLabs. Localizado dentro da sede administrativa da empresa, em Ponta Grossa (PR), o MMLabs é um laboratório de ideias, onde são criados e desenvolvidos novos conceitos de experiências, a partir das principais tendências de mercado.

O grande diferencial do aplicativo desenvolvido pela startup Neomode, numa parceria com o MMLabs, está justamente na tecnologia que utiliza do conceito omnichannel, permitindo que o cliente escolha o produto, pague pelo celular e retire nas lojas físicas totalmente integradas. A inovação também permite outras duas funcionalidades: o acesso à chamada prateleira infinita, quando o cliente está dentro da loja física e não encontra o produto desejado, adquirindo-o via e-commerce; além da alternativa de consultar a loja mais próxima com produto disponível para compra via geolocalização.

Dentro deste conceito, todas as lojas da rede viraram minicentros de distribuição, o que traz uma diferença competitiva muito grande no mercado nacional quando se fala em agilidade e em redução de custos. O serviço conecta tanto o varejo físico com o digital e mantém a qualidade dos processos do Grupo MM. “Utilizando de serviços de geolocalização e visibilidade em tempo real do estoque na loja mais próxima, e o conceito D+0, é possível que o cliente efetue a compra e retire o produto na loja desejada em até 2 horas, diminuindo o tempo de espera pelo produto e gastos em frete”, reforça a especialista em varejo e uma das sócias da Neomode, Fabíola Paes. Todo o processo tem integração das operações on-line e off-line o que mostra um novo modelo de negócio, alinhado às tendências internacionais e cada vez mais próximo do consumidor e suas exigências.

“Este é o primeiro aplicativo no segmento de eletromóveis que disponibiliza a retirada do produto em um período tão curto e mostra a vontade do Grupo MM em oferecer sempre o melhor e o mais moderno aos seus clientes. Com o investimento em inovação a empresa pretende alavancar seus negócios em 25% nos próximos 12 meses”, destaca o Diretor Comercial das Lojas MM, Marcos Ribeiro Camargo.

“O app Lojas MM é versátil e simples de usar. O consumidor faz o cadastro rapidamente, recebe ofertas personalizadas, seleciona o produto que deseja adquirir e, ao fechar o carrinho de compras, escolhe se quer receber em casa ou retirar na loja tendo uma verdadeira experiência omnichannel”, descreve o engenheiro especialista em tecnologia mobile Omnichannel, João de Souza, também sócio da Neomode.

Novo canal de vendas

O sistema de entrega “retire na loja” (pick-up-store), também conhecido como “clique e retire” (click and collect) já é amplamente utilizado pelos grandes varejistas dos Estados Unidos e representa uma nova modalidade para a entrega de produtos comprados via on-line, seja por e-commerce, chatbot, shopbots ou aplicativos. “As novas tecnologias melhoram a experiência do consumidor, aumentam o faturamento, reduzem custos operacionais, acompanham o ritmo da concorrência e melhoram a eficácia da gestão de estoques”, destaca Fabíola. A qual observa que a grande inovação deste varejo 4.0 está nas mais diversas plataformas que conectam pessoas, que por sua vez aproximam ofertas e demandas.

De acordo com a superintendente, Juliana Pauliki Michalowski, o foco tanto agora quanto para os próximos anos é fazer a virada digital da empresa. “Estamos entrando no mundo Omnichannel, onde o cliente pode adquirir seus produtos tanto nas lojas físicas como na virtual, a fim de proporcionar mais agilidade, inovação e uma melhor experiência no processo de compra e recebimento dos produtos”, alega.

Conforme pesquisa recente, realizada pela Zebra Technologies, com cerca de 2.700 profissionais de transporte e logística em 16 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, China, Europa, Austrália e Brasil, o conceito omnichannel deve estar amplamente difundido entre as corporações até 2028. Segundo o levantamento, 40% das empresas – onde atuam esses profissionais entrevistados – já desenvolvem projetos para que a entrega de seus produtos seja realizada aos clientes em até 2 horas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *