You are here
Home > Negócios > Indústria paranaense atende demanda do food service por embalagens melhores

Indústria paranaense atende demanda do food service por embalagens melhores

O mercado de food service (alimentação fora do lar) tem alta previsão de crescimento para 2019. Nos últimos dez anos, o setor cresceu 246%, e, em 2017 o índice chegou a 6,8%. Os valores refletem os novos hábitos alimentares da população com a explosão dos serviços de delivery por aplicativo e do segmento grab and go, em que o consumidor pede a comida no balcão para levar. Esses fatores contribuíram para que a produção física brasileira de embalagens crescesse 1,96% em 2017, devendo alcançar quase 3% em 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE).

Apesar do aumento da demanda, as embalagens destinadas ao contato direto com alimentos ainda requerem melhorias para atender à exigência do cliente por um produto entregue com mais qualidade.

De olho no aumento e aprimoramento desse mercado, a Ibema Papelcartão, terceira maior produtora do Brasil e um dos maiores players da América Latina, lançou em 2018 um produto para consumo rápido: o Ibema Blindato. Com uma camada de polietileno que dispensa laminação, esse papelcartão tem maior qualidade e garante melhor printabilidade para as embalagens. O produto vem sendo aplicado na fabricação de embalagens para restaurantes japoneses e redes de fast-food.

“O Ibema Blindato já vem com aplicação de polietileno no verso, ideal para itens gordurosos ou úmidos. Essas características garantem que a embalagem chegue ao consumidor sem manchas, sem risco de amolecer e, ainda, mantendo o alimento intacto”, destaca a executiva de relacionamento com o mercado da Ibema, Fabiane Staschower.

É a garantia de que o almoço ou jantar encomendados chegarão ao cliente do mesmo jeito em que foram embalados. Além de produto ágil e seguro, ele respeita todas as exigências para embalagens em contato direto com alimentos. É algo em que cada vez mais empresas irão investir, já que o brasileiro consome 4% mais alimentos de delivery que a média mundial, de acordo com a consultoria Nielsen.

Setor gráfico

Para o setor gráfico, o Ibema Blindato aumenta a produtividade em até cinco vezes. É um papelcartão composto por duplo coating, fibras de celulose branqueada, fibras de alto rendimento e polietileno, que pode ser aplicado na frente e/ou no verso da embalagem.

O Ibema Blindato facilita diversos procedimentos para as gráficas: elimina a terceirização para laminar o papel, minimiza perdas, erros e atrasos e traz a vantagem financeira de um papel que já vem laminado.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top