GFT Brasil lança solução de Open Banking para o mercado financeiro

GFT Brasil lança solução de Open Banking para o mercado financeiro

A GFT, empresa referência em tecnologias exponenciais, transformação digital e Business Agility, apresenta durante o CIAB FEBRABAN 2019 uma solução de gerenciamento e disponibilização de APIs públicas para Open Banking. Desenvolvido em conjunto com a Amazon Web Services (AWS) para o mercado brasileiro e latino-americano, o marketplace permite que instituições financeiras implementem seu modelo de Open Banking de maneira segura e controlada, por meio de mecanismos que garantem validação, autorização (padrão OAuth 2.0) e a autenticação de cada acesso. A solução traz funcionalidades para configurar a exposição e monetização de APIs, além de realizar o processo de credenciamento de instituições financeiras e fintechs consumidoras de suas APIs.

Para Marco Santos, managing director da GFT Brasil e América Latina, a inovação é uma resposta ao momento transformador e desafiador do mercado financeiro brasileiro. “O Open Banking é uma realidade em vários países e temos diversas iniciativas acontecendo no Brasil. Com a regulamentação do BACEN, prevista para o segundo semestre de 2020, entraremos em um novo patamar. Essa solução, criada em conjunto com a AWS, permite conectar os nossos parceiros com esse futuro, trazendo muita tecnologia, conhecimento global e benchmarks”, afirma o executivo.

A arquitetura desenvolvida para a solução é 100% serverless, nativa na nuvem da AWS e elimina a complexidade de gerenciamento de infraestrutura, como provisionamento de servidores ou de clusters, patches, manutenção do sistema operacional e provisionamento de capacidade, habilitando agilidade e inovação para as Instituições Financeiras. A segurança em todo o processo de disponibilidade e acesso às APIs é parte central da solução e prioridade número um da arquitetura.

“Por ser nativa em nuvem da AWS, a plataforma oferece elasticidade e flexibilidade para lançar novas APIs e inovar de maneira mais rápida, além de não haver necessidade de investimento em infraestrutura e software, pagando apenas pelo uso”, detalha Douglas Silva, líder da área de serviços financeiros da AWS para o Brasil.

Para a GFT, um dos grandes benefícios para os seus clientes será a possibilidade de exploração de novos modelos de negócios digitais criados pelos bancos e parceiros, por meio de uma plataforma segura e escalável, utilizando-se da experiência em serviços para as instituições financeiras e de pagamentos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *