Saiba como preparar sua empresa diante das mudanças de cenário Negócios by Mirian Gasparin - 6 de abril de 20206 de abril de 20200 O mercado mundial está em constante modificação, devido à crescente globalização e também à velocidade com que a inovação e novas tecnologias acontecem. Mas, de uns meses para cá, o mundo se viu em meio a um cenário inesperado, com a pandemia da Covid-19.“Chama-se de estado VUCA: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Neste momento, como as empresas reagem ou se preparam para as mudanças é fundamental para não deixar que a crise faça uma corporação desandar”, explica o CEO e fundador da Iwankio Consulting e consultor na área de Lean 6 Sigma, Alexandre Iwankio (foto).Uma das formas mais práticas, eficientes e inteligentes de manter seu negócio em pleno funcionamento nos dias de crise é diminuir ou, até mesmo, cessar desperdícios.“Aplicamos uma estratégia de gestão desenvolvida no Japão pelo engenheiro da Toyota, Taiichi Ohno, pós Segunda Guerra Mundial. A intenção é encontrar formas de eliminar desperdícios, para sobreviver em uma economia extremamente debilitada pela guerra – um cenário distante do que vivemos hoje, mas similar pela fragilidade. Essa estratégia é complementada pelas ferramentas Six Sigma de análise e solução de problemas, disseminadas universalmente pela Motorola e GE”, conta o profissional.Neste cenário, aplicando as regras à realidade das pequenas e médias empresas, alguns desperdícios que devem ser evitados são:1- Diminuir a produção para evitar desperdícios – tentar trabalhar com o que já foi feito e atender a produção sob demanda, evitando assim, estoques que podem vir a vencer em curto prazo; 2- Cortar gastos supérfluos – já que a equipe toda ou parte dela já deve estar em home office, o custo de luz, água, telefone, impressões e transporte diminui drasticamente. No retorno normal das atividades, é preciso reavaliar o que é possível manter de redução, para que a empresa não opere no vermelho; 3- Evitar demoras e esperas – muitos culpam a crise pela diminuição da qualidade dos serviços prestados, porém, é agora que o serviço precisa mostrar excelência, respondendo e-mails e telefonemas rapidamente e solucionando dúvidas e problemas dos seus clientes com qualidade e agilidade; 4- Otimizar equipe – não cortar pessoal, porque o custo disso pode ser prejudicial a longo prazo, e sim otimizar o trabalho e manter uma equipe unida, para somar esforços para agregar valor ao cliente neste período; 5- Manter investimentos com marketing e divulgação – muitos acham supérfluo e é o primeiro corte em tempos de crise, porém, é esse trabalho que fortalecerá sua marca e irá manter sua reputação mesmo em tempos difíceis; 6- Processos inadequados – A realização eficiente dos processos depende da correta aplicação de ferramentas, procedimentos, parâmetros e sistemas. Quando isso não acontece, são inevitáveis as falhas e gargalos resultantes. 7- Qualidade – mantenha qualidade dos fornecedores, porque matéria prima de má qualidade ou serviço que precisa ser refeito, gera custo extra, além de tempo e energia desperdiçados.