Demanda por frete rodoviário cresce 5% no varejo e na indústria

Demanda por frete rodoviário cresce 5% no varejo e na indústria

Repom, marca da Edenred Brasil, líder em soluções de gestão e pagamento de despesas para frota própria e terceirizada, realizou mais uma edição do Índice de Frete e Pedágio Repom (IFPR), um estudo que atualiza mensalmente o cenário do frete rodoviário e também das passagens nas praças de pedágios das principais rodovias brasileiras.

Com um universo de 1,5 milhões de viagens analisadas de janeiro a maio de 2020, o estudo revela dados comparativos sobre a atual situação do frete no Brasil, em especial do período de pandemia pelo qual estamos passando. Levando em consideração os fretes referentes às atividades de indústria e varejo, no período de janeiro a maio houve um crescimento de 5,3% em relação a 2019, porém se compararmos maio com o período pré-pandemia (janeiro e fevereiro), houve um recuo de 9,1%, sinalizando que a crise atual impactou na desaceleração do crescimento sentido no início do ano.

 

“Não há dúvidas de que a pandemia da Covid-19 teve reflexo direto no fluxo de fretes, o que fica claro quando checamos o mês a mês. Porém, se analisarmos os primeiros 5 meses do ano, tivemos um incremento considerável frente ao mesmo período do ano passado. Isso reforça as tendências de que 2020 apresentaria melhores números em relação ao frete. A projeção para o restante deste ano segue ainda indefinido, aguardando as retomadas econômicas anunciadas por governos e municípios, sua efetividade e reaquecimento da economia brasileira. Vamos continuar acompanhando para entender como o mercado rodoviário se comportará neste cenário”, comenta o Head de Mercado Rodoviário da Edenred Brasil, Thomas Gautier (foto).

O cenário de queda muda quando o estudo avalia os fretes advindos do agronegócio. Os números relativos ao mês de maio são 21,2% maiores que o mesmo mês em 2019. Se comparados os períodos de janeiro a maio essa diferença é de 8,2%, ante os cinco primeiros meses do ano passado. O mesmo comportamento de crescimento também se observa nos fretes para as cidades portuárias. Em maio houve um crescimento de 21,1%, frente a maio de 2019 sendo que só a rota de Mirituba (PA) teve 55% de aumento. Já de janeiro a maio o crescimento é de 24,2%.

“Quando falamos dos fretes referentes à atividade do agronegócio, assim como os que fazem parte das rotas portuárias, o cenário é muito diferente. Houve crescimento, porém é importante levarmos em consideração o fato de que esses dois segmentos não foram tão impactados, uma vez que o agronegócio estava em pré-safra durante a pré-pandemia, o que ajuda a justificar o cenário de alta e a força do setor para a economia brasileira.”, afirma Thomas.

Período de pandemia levou a recuo de 30%

A última divulgação do IFPR também revelou dados sobre o fluxo de passagem nas praças de pedágio das principais rodovias do país. De acordo com o estudo, que analisou mais de 17 milhões de passagens de janeiro a maio de 2020, houve um recuo de 30% nos últimos dois meses, em comparação ao período de pré- pandemia. O mês de maio, especificamente, teve uma queda de 27%, ante o período anterior à crise, porém, em relação a abril houve um discreto aumento de cerca de 3%, o que pode sinalizar uma retomada tímida de crescimento.

Ao analisar a situação nas rodovias o recuo também chama atenção. Com exceção de algumas rodovias de São Paulo, que chegaram a ter recuo entre 15% e 20%, nas primeiras semanas de maio, as demais rodovias avaliadas apresentaram recuo acima dos 30%, como a BR116, que chegou a ter baixa de 39%. Importante lembrar que o estudo também diferencia o tráfego por veículos leves e médios que registraram recuo de 36% e veículos pesados, com recuo menor, na casa dos 15%.

“Houve impacto também nas praças de pedágios do Brasil, mas o que pudemos perceber é que o recuo foi maior no número de passagens do que no número de veículos, o que nos leva a crer que as viagens ou trechos estão ficando menores. Ou seja, os veículos estão fazendo viagens mais curtas, certamente resultado do cenário atual de crise”, completa Gautier.

Com exceção de Mato Grosso, cujo o movimento é diretamente impactado pelo agronegócio, o que propiciou um aumento mínimo de 16,9% na semana de 17/05 a 23/05 e máximo de 22,5% entre 24/05 e 30/05, todos os outros Estados apresentaram comportamento de baixa no geral de maio para passagens em praças de pedágio. O maior recuo aconteceu no Rio de Janeiro e no Paraná, ambos com queda de 30%, seguidos de Minas Gerais com 27% e São Paulo com 23%.

Atuando como LogFintech na intermediação de mais de 25 milhões de transações por ano, com mais de 1 milhão de caminhoneiros utilizando suas soluções, a Repom disponibiliza ao mercado rodoviário um leque completo de soluções logísticas e financeiras com alta tecnologia, que suprem as necessidades e ineficiências da cadeia logística de ponta a ponta, ou seja, da pré à pós-viagem. Com uma expertise de mais de 25 anos, a Repom conta com um forte DNA financeiro e de inovação por meio de suas plataformas, usando metodologia ágil, para que seus públicos atinjam altos níveis de eficiência nas operações.

 
 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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