10 dicas para se dar bem na Black Friday
A Black Friday acontece só no fim de novembro, mas os brasileiros já estão de olho na data para realizar suas compras, em especial na edição 2020, que promete ser a maior de todos os tempos. De acordo com o relatório Webshoppers, o setor de e-commerce teve no primeiro semestre de 2020 o recorde de faturamento em 20 anos. Isso significa que a data será mais digital do que nunca.
Além disso, o relatório Temporada Black Friday – Estudos e Insights, feito pelo Google, apontou que a Black Friday de 2020 será pautada mais em bons negócios e menos no consumismo, que costuma ser o alvo desde que a data foi criada. De acordo com dados internos do próprio Google, 52% das pessoas gastam mais tempo pesquisando sobre os produtos e lojas antes de comprar.
Preparação com antecedência
De acordo com Samantha Schwarz, gerente executiva de B2C da Infracommerce, isso significa que assim como nas lojas, a preparação do público também acontece com antecedência. “A Black Friday é uma data muito esperada pelos dois lados da cadeia. Enquanto o varejo se prepara para dar conta da alta demanda, os consumidores também se organizam para fazer suas compras”, pontua.
E para se dar bem na hora das compras a especialista separou algumas dicas:
1) Faça uma lista de compras
Pode parecer simples, mas quando temos uma lista, conseguimos visualizar com mais clareza o que pretendemos comprar. Assim, é possível ter uma noção geral de quanto investimento será necessário e elencar os produtos prioritários.
2) Comece a monitorar os e-commerce
Depois da lista pronta, pesquise os sites nos quais pretende comprá-los e monitore os preços. Empresas idôneas não aumentam os preços antes da data para no dia fazer tudo “pela metade do dobro”, mas ainda assim é importante checar se os descontos são realmente relevantes.
3) Fique de olho no “esquenta”
Muitas empresas começam as promoções antes mesmo da sexta-feira. Por isso, é interessante acompanhar as redes sociais e assinar as newsletters das lojas escolhidas. É possível que você consiga aproveitar um desconto adiantado e já garantir algum item da sua lista.
4) Pesquise a reputação das lojas
Existem diversas ferramentas que disponibilizam informações sobre atrasos e demais problemas dos e-commerce. Para não ter nenhuma surpresa, veja se as lojas escolhidas são de confiança com antecedência, assim você consegue escolher outro lugar mais confiável caso seja necessário.
5) Cheque o certificado de segurança
Um ponto simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do “www” tem o protocolo “https”. Esse “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.
6) Cuidado com e-mails falsos
Ao receber um e-mail com oferta, cheque se ele é real. Uma dica bem fácil é buscar o nome da loja no Google e clicar em links patrocinados, os primeiros que aparecem na busca, pois são pagos pela empresa para estar no topo, portanto, geralmente são oficiais. Também é importante tomar cuidado com links divulgados por redes sociais.
7) Proteja-se de golpes
Tomar cuidado com os seus dados pessoais e de cartões pode evitar uma dor de cabeça após a Black Friday. Além do cuidado com e-mails falsos, mensagens recebidas pelas marcas por SMS também precisam ter atenção. De acordo com um relatório do FBI, as tentativas de golpes financeiros cresceram 300% no mundo.
Só o Brasil dá origem a quase 54% de dados de cartões vazados. Hoje, com a aplicação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, os sites têm a obrigação de informar o uso dos dados e se responsabilizar por seu armazenamento. Procure sites sempre com esse aviso e nos quais você confia.
8) Esteja a postos antes da meia noite
Caso você queira muito algum produto ou o e-commerce escolhido tenha anunciado um desconto bem expressivo, uma boa dica é ficar de olho no relógio e se adiantar. Assim, você evita a correria e tem mais chances de chegar primeiro para garantir o produto.
9) Acompanhe depois de comprar
O dia chegou e você comprou tudo o que queria? Agora é importante ficar de olho nos prazos e e-mails enviados pelo e-commerce. Como o volume de vendas na data é muito grande, é importante notar que muitas lojas estendem o prazo, então se você comprou para presentear em uma data, por exemplo, certifique-se de que o prazo informado está dentro do que você precisa.
10) Saiba seus direitos
Para toda compra feita na internet, o consumidor tem o direito de arrependimento e devolução do produto em até 7 dias corridos, ou o direito de troca em 30 dias. Não perca esses prazos e busque contato com os canais oficiais da marca, anotando os protocolos e registrando as informações fornecidas.
“A Black Friday é uma data de grande movimentação no comércio e para continuar dando certo é importante que os varejistas sejam transparentes e invistam em segurança. Já o consumidor deve cada vez mais ficar atento para fazer bons negócios”, finaliza a executiva.