Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania é realizado online e aberto ao público

Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania é realizado online e aberto ao público

De terça (13) até o dia 17 de outubro, o Unicuritiba será o centro de grandes discussões na área do Direito, reunindo especialistas de renome nacional e internacional no 10º Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania (Conbradec). Pela primeira vez o evento será realizado em versão online, em função da pandemia. A participação é gratuita e aberta ao público. Para informações sobre o acesso às salas de discussão, é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected]

A iniciativa é do Programa de Mestrado e Doutorado do Unicuritiba – instituição da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais particulares de ensino superior do país. A abertura ocorreu na manhã desta terça-feira (13/10), às 9 horas, seguida de uma palestra do jurista, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e professor do Programa de Mestrado do Unicuritiba, Sérgio Moro.

A programação se estende durante toda a semana com apresentações de trabalhos, palestras, apresentações, lançamento de livros e debates sobre os mais diversos temas do Direito. Informações sobre acesso e participação em [email protected].

O encerramento, no sábado (17/10), às 10 horas, será com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini, egresso do curso de Direito do Unicuritiba. A transmissão será pelo canal do Youtube do Instituto Silvio Meira (https://www.youtube.com/channel/UCUvTH7Gdi90AcMorBs2JaGA).

Entre os mais de cem nomes confirmados no evento estão a diretora da International Association of Consumer Law, Claudia Lima Marques, membro do conselho consultivo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; o professor e jurista Celso Fiorillo, especialista em Direito Ambiental; o doutor em Direito Constitucional Ivo Dantas; o professor catedrático de Direito Romano e Cibersegurança Eduardo Vera-Cruz Pinto, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; o professor e magistrado Clayton Reis, especialista em danos morais e direitos da personalidade; o consultor sênior do Ministério da Justiça do Canadá, Leonardo Sanches Ferreira, ex-aluno de graduação e mestrado do Unicuritiba, entre outros grandes nomes.

Referências do Direito

De acordo com a idealizadora e coordenadora do evento, professora Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr, o evento conta com a participação de importantes referências do Direito para debater questões essenciais para a sociedade e aproxima instituições de ensino, profissionais e estudantes de diferentes países.

“O congresso tem um caráter científico, com palestras, conferências, grupos de trabalho, debates e lançamento de livros. Chegamos à décima edição orgulhosos por reunir convidados tão especiais e apresentar um conteúdo rico e muito valioso, que coloca em evidência temas como direito do consumidor, direito ambiental, danos morais, crimes do colarinho branco, direito penal e econômico, responsabilidade social, direito tributário e tantas outras questões sociais relevantes”, resume.

Com participantes de 23 estados já confirmados e de países como Canadá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, México, Colômbia, Peru, Argentina, Uruguai e Paraguai, o evento já se consolidou em âmbito internacional, diz Viviane Séllos-Knoerr, que coordena o Programa de Mestrado do Unicuritiba. “A história deste evento, que completa dez anos, e a aproximação com tantas instituições e com magistrados e profissionais de diversos estados e países nos enche de satisfação, reforça nossa trajetória e nossa dedicação ao ensino e prova o quanto a educação nos move”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *