Consórcio para viagens ganha força com a flexibilização da pandemia

Consórcio para viagens ganha força com a flexibilização da pandemia

Desde março, com a chegada da pandemia, o turismo no Brasil sofre com a redução de viagens para evitar a disseminação da Covid-19. Porém, o setor se mostra resiliente e demonstra recuperação aos poucos, tanto pela flexibilização da pandemia, quanto pelo desejo dos brasileiros sinalizado por meio do planejamento a longo prazo para realização de viagens.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que, em setembro, a programação antecipada para viagens nacionais e internacionais registrou vendas em 87% das operadoras. 

Uma das alternativas para compra de viagem a longo prazo e sem pesar no bolso é o modelo de consórcios, bastante difundido no mercado de imóveis, automóveis, motos e de serviços, chega também ao turismo.

Mais acesso ao turismo

A partir de agora, os brasileiros podem programar a viagem dos sonhos com o Viaja Brasil Consórcios, criado pela Voetur, empresa de turismo de Brasília, e administrado pela Embracon, uma das principais administradoras independentes de consórcio do país. A parceria, que foi coordenada pela Albano Soluções, tem o objetivo de permitir mais acesso ao turismo. 

A contratação acontece mediante aprovação da linha de crédito na plataforma da Embracon, analisada em apenas 18 segundos e, caso o contratante não seja aprovado, ele poderá fechar negócio por meio de um avalista no mercado de contemplação.

Segundo o diretor de parcerias da Embracon, Rogério Pereira, a iniciativa vai permitir melhor planejamento e custos menores. “Com a pandemia do coronavírus, muitos brasileiros precisaram adiar suas viagens ou escolher opções mais acessíveis, portanto, o Viaja Brasil Consórcios será uma alternativa para o planejamento com economia. Isso sem contar com o benefício para os agentes de viagens, que poderão aumentar a receita e ainda ter suporte, acesso a ferramentas e treinamentos disponibilizados pelo time da Embracon”, explica o diretor. 

Planos chegam a 40 meses

Com planos de 20, 30 e 40 meses para quitar as viagens, o Viaja Brasil Consórcios não cobrará juros nem valor de entrada. Quando o cliente for contemplado, a carta de crédito poderá ser utilizada para efetuar a compra de qualquer serviço oferecido por uma agência, tanto de viagens nacionais quanto internacionais.

O valor mínimo da carta de crédito é de R$ 10 mil. Vale ressaltar que o cliente adquire uma carta de crédito, permitindo flexibilidade para mudança de planos quanto ao que havia programado, lembrando, apenas, que todo o valor deve ser destinado para a agência de viagens onde contratou o consórcio. 

O diretor da Voetur, Humberto Cançado, prevê vantagens para todos os envolvidos, especialmente o consumidor. “Para a pessoa que deseja viajar com a família, mas se depara com um valor mais alto do que pode pagar, devido à crise que vivemos, essa é a oportunidade. Pagar mais de R$ 20 mil em 12 vezes pode pesar muito no bolso do cliente, mas, em 40 parcelas, é muito mais viável”, explica o executivo. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 49 anos na área de jornalismo, sendo 47 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *