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26% dos consumidores devem ficar acordados para aproveitar as promoções da Black Friday

O final do ano se aproxima e os consumidores já começaram a se preparar para um dos eventos mais importantes para o comércio nesse período: a Black Friday. Um levantamento feito pelo Cuponomia, portal que reúne ofertas com cupons de desconto e cashback para compras no e-commerce, aponta que 26% dos consumidores devem se antecipar ficar acordados durante a madrugada para não perder as superofertas da data.

De acordo com a pesquisa, 29% dos consumidores pretendem fazer suas compras da Black Friday pela manhã; 28% do público deve escolher a noite para encher o carrinho de compras e 17% acredita que comprar durante a tarde será a melhor opção.

O levantamento também mostra que 78% dos consumidores pretendem antecipar suas compras durante o mês de novembro.

A data, que acontece no dia 29 de novembro, foi criada pelo comércio dos Estados Unidos. A Black Friday é uma megapromoção de vendas realizada na quarta sexta-feira de novembro (logo após o feriado norte-americano de ação de graças). A promoção também se popularizou no Brasil.

Hoje, a Black Friday já é a segunda data mais importante do varejo, ficando atrás apenas do Natal, movimentando R$ 3,2 bilhões em  2019, uma alta de 23,6% em relação à edição de 2018, quando as vendas somaram R$ 2,6 bilhões, de acordo com dados do Ebit.

Volume recorde em vendas

Com a popularização da data, o Cuponomia estima um volume recorde em vendas em 2020. De acordo com o site, a expectativa é que as ofertas de cupons de desconto e cashback direcionem mais de R$ 80 milhões em vendas para as lojas parceiras do site. 

“Nesse ano o e-commerce avançou como nunca. Milhares de pessoas passaram a consumir majoritariamente pela internet. Vender online virou prioridade no varejo, que precisou se reinventar em pouco tempo. Nossa expectativa para a Black Friday não poderia estar maior”, afirma o CEO do Cuponomia, Antonio Miranda. 

O cashback foi uma das principais alavancas de crescimento da startup, com aumento de cerca de 20% ao mês desde o lançamento, que aconteceu em julho de 2019. 

No primeiro semestre deste ano, o Cuponomia superou a quantidade de transações de todo o ano de 2019. No mês de setembro, este número dobrou.

Ainda de acordo com a pesquisa, 1 a cada 20 consumidores do e-commerce devem passar pelo Cuponomia durante a Black Friday.

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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