You are here
Home > Negócios > Hamburguerias investem em sistemas de gestão para expansão dos negócios

Hamburguerias investem em sistemas de gestão para expansão dos negócios

Muitas hamburguerias famosas têm investido em tecnologia para a gestão de seus negócios.  Casas como a Vinil Burger, a Eat Meats, do chef Paulo Yoller, Achapa Burger e a Hummburg, famosa hamburgueria carioca gerenciada pela família Pôncio, perceberam que um bom sistema de gestão (ERP) permite que equipe e gestores foquem seus esforços naquilo que realmente importa: hambúrgueres saborosos, ambiente agradável e excelência em serviço e atendimento.

Com processos cada vez mais aprimorados, um bom sistema de gestão empresarial deve integrar toda a cadeia de produção de uma hamburgueria, que vai desde a produção, passando pela distribuição até chegar ao cliente final. Seja em redes com várias lojas ou mesmo aquelas com apenas um local, a gestão deve começar pela cozinha central, que é onde tudo começa a ser feito.

Marco Magri Daige, sócio-administrador da Vinil Burger, em São Paulo, diz que sem uma boa solução em tecnologia da informação (TI) não há como realizar uma expansão estruturada de uma hamburgueria: “A tecnologia é vital para a saúde de nossos negócios”, diz Marco.

 

A opção da Vinil Burger foi trabalhar junto da ACOM Sistemas, que tem no Everest Gestão Empresarial um poderoso ERP desenvolvido para o ramo de Food Service. Daige reforça, inclusive, que esse foi um dos diferenciais na hora de realizar a escolha, exatamente por não ser uma solução genérica.

Um dos pontos fortes da plataforma é justamente integrar todas à cadeia existente em uma hamburgueria. Eduardo Ferreira, CCO da ACOM, explica que o software é responsável por gerenciar desde o estoque até mesmo as operações financeiras, parte fiscal e recebíveis.

“Muitos desses processos eram feitos manualmente, como conciliação de cartão de créditos, checar os extratos bancários ou mesmo gerenciar os pagamentos. Isso toma um tempo muito precioso que deve ser investido no aprimoramento do negócio em si”, diz Ferreira.

Como o sistema é baseado em Inteligência Artificial, com o tempo ele passa a otimizar vários aspectos da gestão, a partir de machine learning. Isso faz, por exemplo, com que haja um melhor aproveitamento de insumos, pois o sistema “aprende” a partir da própria experiência da loja sobre qual é o “ambiente ótimo” de saídas e reposições, gerando economia ao negócio.

Na Vinil Burger, Marco Daige ressalta que o Everest trouxe grande ganho em compliance, tanto no tratamento de informações financeiras quanto operacionais. Além disso, através das diferentes interfaces de acesso, foi possível implementar processos na operação que simplificaram o dia a dia. 

“O Portal da Loja permite que os gerentes de unidades coloquem os pedidos para a cozinha central, lancem perdas e façam inventário em uma tela simplificada”, observa.

Na Hummburg, por exemplo, o EVEREST foi fundamental para que a marca registrada da hamburgueria pudesse ser reforçada: um hambúrguer artesanal, gourmet, entregue em tempo de fast-food.

“O cliente não tem a mínima ideia sobre o que existe por trás da gestão de uma hamburgueria, mas certamente ele fica muito agradecido quando é bem atendido e recebe um produto de qualidade”, completa Eduardo Ferreira, da ACOM Sistemas. 

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top