Aplicativo de comida paranaense Appétit Delivery expande atuação no Rio Grande do Sul

Aplicativo de comida paranaense Appétit Delivery expande atuação no Rio Grande do Sul

A franquia Appétit Delivery está expandindo a sua atuação no Rio Grande do Sul. O aplicativo de comida, que já está presente em 16 cidades do Estado, agora chega a Pinheiro Machado, município com pouco mais de 12 mil moradores. A ideia principal da marca é justamente proporcionar a cidades pequenas, com até 150 mil habitantes, acesso à entrega de comida em casa com a comodidade de um aplicativo.

O aplicativo vem somando bons resultados e o Rio Grande do Sul é um dos estados com o maior crescimento da franquia. Além disso, a rede inaugurou, no segundo semestre de 2021, duas unidades na fronteira com o Uruguai, nas cidades de Santana do Livramento, fronteira com Rivera, Uruguai, e em Jaguarão, fronteira com Rio Branco.

“Como são cidades ‘gêmeas’, o comércio entre os habitantes dos dois lados é frequente e a demanda acabou acontecendo. Pessoas do Uruguai querendo comprar nos estabelecimentos no Brasil e vice-versa. Como nenhum aplicativo fazia isso, corremos atrás para adequar e atender a demanda”, explica o CEO da franquia, Juliano Matias.

Entre seus diferenciais, o app é o único do Brasil a dar cashback a cada uso. Ao efetuar sua compra, o usuário tem garantido 1% do seu dinheiro de volta (cashback) e ainda pode ganhar indicando seus amigos através do compartilhamento do seu código. “Queremos distribuir R$ 1 milhão em cashback neste ano”, confirma Matias. Em 2021, quase meio milhão de reais foram distribuídos no formato.

O Appétit Delivery é também um app preocupado com causas sociais e, por isso, criou uma forma de ajudar no combate ao desperdício de alimento, situação evidenciada especialmente durante a pandemia da Covid-19. A tela da plataforma disponibiliza destaques para que os estabelecimentos anunciem seus produtos com preço mais acessível em determinados horários e façam alertas de promoções relâmpagos de produtos que estão para vencer, por exemplo. Isso já acontece em ambientes físicos e o que a marca faz é digitalizar a prática. “Os donos de estabelecimentos relatam muita perda de alimento. Em casos de alimentos preparados para consumo imediato, não há como reaproveitar. Então, muitas vezes, o que não é vendido, acaba sendo perdido”, explica Juliano, justificando a criação da iniciativa.

“Estamos animados com a expansão no Rio Grande do Sul. Este é um estado acolhedor, de grande potencial e com empreendedores dispostos a levar essa novidade para suas cidades. O valor de investimento é pequeno e o retorno amplo e rápido”, diz o CEO da franquia. Em Pinheiro Machado, a chegada da unidade foi natural: o novo cliente gostou do funcionamento da marca em Dom Pedrito, também no Rio Grande do Sul, e logo empreendeu. O aporte para licenciar a franquia varia de R$ 8 mil (para cidades com até 20 mil habitantes) a R$ 43 mil, no caso de municípios com até 150 mil moradores.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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