Fabricante de tecnologia em mobilidade cria programa para jovens universitários

Fabricante de tecnologia em mobilidade cria programa para jovens universitários

O desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou acima da média geral, alcançando 19,3% do público no segundo trimestre de 2022, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 12 de agosto. Na população em geral, a taxa é de 9,3%, ou seja, são 10,1 milhões de pessoas desempregadas nesta faixa etária.

Os dados mostram que os jovens estão entre o público com maior dificuldade para conseguir emprego no país. Um dos motivadores para a falta de oportunidade, apesar dos mais jovens serem antenados e tecnológicos, é que eles não conseguem ter a experiência exigida pelas empresas.

Capacitação pelas empresas

Em Curitiba, a Velsis, empresa brasileira fabricante de tecnologia em mobilidade, desenvolveu um programa de incentivo para universitários. O programa Estágiotech foi implementado pela Velsis, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

“A nossa empresa entende a importância de apostar em novos talentos. No entanto, sabemos que muitas vezes estes novos talentos só serão descobertos com oportunidade e capacitação, ferramentas indispensáveis hoje para qualquer área de atuação”, explica o diretor-presidente da Velsis, Guilherme Araújo.

Além disso, a empresa busca capacitar seus funcionários e oferecer novas oportunidades por meio de programas, como foi o caso do Estágiotech.

Ao todo, 30 jovens inscreveram-se no programa. Destes, 15 universitários que atuam em cursos de desenvolvimento de software passaram por quatro meses de experiências, recebendo informações técnicas de produção de tecnologia e de educação corporativa. Ao término do programa, dois universitários foram contratados pela empresa.

“As aulas foram fundamentais. Tivemos conteúdos, desde o mais básico até a técnicas mais avançadas, que ainda não tínhamos visto na Universidade. Esta quantidade de conhecimentos adquiridos é algo que fará diferença no mercado”, afirma Bruno Henrique Crema, um dos estudantes contratados.

Já o estudante Vinicius Fernandes Inácio, que também passou a integrar o quadro de estagiários da Velsis, acredita que a oportunidade é um ponto de virada em sua carreira.

“Tivemos dois anos de pandemia e, somado a isso, nunca havia tido a oportunidade de atuar na área de tecnologia. Agora, estou tendo uma curva de aprendizado enorme desde que iniciei todo o processo”, reforça Vinícius.

Selo certifica a empresa como um dos melhores lugares para trabalhar

Devido a iniciativas como esta, a fabricante curitibana Velsis foi certificada pela Great Place to Work (GPTW), como um dos melhores ambientes para se trabalhar. O selo, recebido no mês de em agosto, foi entregue pela GPTW, uma consultoria global que ajuda organizações a obter os melhores resultados a partir de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Durante o programa de certificação, os colaboradores da Velsis responderam a uma pesquisa com questões que envolvem a satisfação no dia a dia, em suas funções na empresa, em aspectos como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

“A conquista deste selo é uma vitória significativa para a companhia, principalmente, devido ao aquecimento do mercado de tecnologia, que tem dificultado a permanência de colaboradores na empresa por longos períodos”, conta Claudia Fonseca, diretora administrativa da Velsis.

Ela diz que a empresa tem o hábito de fazer pesquisas de satisfação todos os anos e entende a importância de um lugar saudável, que valorize a saúde mental dos colaboradores. “Assim, sempre buscamos trabalhar a comunicação e engajamento entre as mais diversas áreas da empresa, melhorando a integração por meio de ações internas e exercendo a empatia”, reforça Cláudia.

Após a divulgação dos resultados da pesquisa do GPTW, a empresa pode usar o diagnóstico para aprimorar alguns pontos e manter os processos que estão sendo mais promissores em relação ao clima organizacional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *