Busca por colaboradores qualificados segue como grande desafio para companhias

Busca por colaboradores qualificados segue como grande desafio para companhias

A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), buscou entender como tomadores de decisão de negócios na América Latina – mais especificamente no Brasil, Argentina e México – avaliam o cenário de negócios atual. A análise, realizada em parceria com a empresa Morning Consult, coletou em outubro do ano passado cerca de 500 depoimentos nos três países, evidenciando que o mercado – ainda sob o fantasma da pandemia, aliada principalmente à inflação – observou algumas mudanças chegarem com grande impacto.

A escassez de trabalhadores qualificados foi o assunto mais citado no estudo, sendo considerado um grande desafio a ser enfrentado pelas empresas atualmente. Mais de 90% dos participantes da pesquisa esperam que as companhias com as quais tenham algum tipo de parceria tomem medidas para treinar suas equipes — a ausência de profissionais capacitados afeta a quantidade, a qualidade e a pontualidade do trabalho, gerando efeitos negativos para os funcionários tais como aumento da carga de trabalho, horas extras nos setores produtivos e necessidade de promover pessoas que não possuem qualificações necessárias para assumir funções com maiores exigências e responsabilidades.

No Brasil, as empresas também têm reduzido sua produção devido à escassez de mão de obra capacitada. Ainda devido à ausência desses profissionais, 13% dos entrevistados afirmaram precisar recusar oportunidades de negócio, enquanto outros 12% disseram que a empresa necessitou ser temporariamente fechada. Para contrabalancear esse cenário, a solução é investir na qualificação: 23% dos entrevistados afirmam entender que suas companhias investem em treinamento para aprimorar a força de trabalho existente.

Além disso, profissionais brasileiros com idade mais avançada tendem a trabalhar em empregos que exigem menor qualificação. Se considerado também o gênero, as mulheres possuem forte presença nas organizações, embora ocupem menos cargos ou funções especializadas do que em serviços de administração. No cenário brasileiro ainda é possível destacar que habilidades amplamente aplicáveis — como Tecnologias de Informação e Comunicação (45%), profissionalismo e trabalho em equipe (44%) — ocupam o topo da lista de prioridades para aprimoramento profissional.

Na América Latina, uma das questões discutidas igualmente pelos três países – Brasil, Argentina e México – foi o investimento em treinamento de habilidades para grupos sub-representados, o que potencializaria o crescimento econômico. Para isso, no entanto, seria necessário garantir que esses grupos (LGTBQIA+, negros, indígenas, entre outros) tenham acesso a qualquer programa de desenvolvimento.

“A cada ano buscamos entender melhor o momento do mercado em diversos setores e regiões, sempre visando auxiliar nossos parceiros a adotarem novas metodologias. Os insights do estudo nos indicaram como empresas brasileiras têm reagido aos desafios enfrentados nos últimos tempos e quais estratégias poderão ser tomadas para a conquista de melhores resultados a partir de agora”, destaca Thatiana Papaiz, diretora de Desenvolvimento de Práticas de Parceiros LATAM na Salesforce. “Capacitação gera oportunidades de negócio. É evidente que quanto mais a força de trabalho amplia conhecimentos e certificações, mais eficiência ganha na execução de projetos cada vez mais complexos que o mercado demanda”, conclui a executiva.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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