Busca por colaboradores qualificados segue como grande desafio para companhias
A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM), buscou entender como tomadores de decisão de negócios na América Latina – mais especificamente no Brasil, Argentina e México – avaliam o cenário de negócios atual. A análise, realizada em parceria com a empresa Morning Consult, coletou em outubro do ano passado cerca de 500 depoimentos nos três países, evidenciando que o mercado – ainda sob o fantasma da pandemia, aliada principalmente à inflação – observou algumas mudanças chegarem com grande impacto.
A escassez de trabalhadores qualificados foi o assunto mais citado no estudo, sendo considerado um grande desafio a ser enfrentado pelas empresas atualmente. Mais de 90% dos participantes da pesquisa esperam que as companhias com as quais tenham algum tipo de parceria tomem medidas para treinar suas equipes — a ausência de profissionais capacitados afeta a quantidade, a qualidade e a pontualidade do trabalho, gerando efeitos negativos para os funcionários tais como aumento da carga de trabalho, horas extras nos setores produtivos e necessidade de promover pessoas que não possuem qualificações necessárias para assumir funções com maiores exigências e responsabilidades.
No Brasil, as empresas também têm reduzido sua produção devido à escassez de mão de obra capacitada. Ainda devido à ausência desses profissionais, 13% dos entrevistados afirmaram precisar recusar oportunidades de negócio, enquanto outros 12% disseram que a empresa necessitou ser temporariamente fechada. Para contrabalancear esse cenário, a solução é investir na qualificação: 23% dos entrevistados afirmam entender que suas companhias investem em treinamento para aprimorar a força de trabalho existente.
Além disso, profissionais brasileiros com idade mais avançada tendem a trabalhar em empregos que exigem menor qualificação. Se considerado também o gênero, as mulheres possuem forte presença nas organizações, embora ocupem menos cargos ou funções especializadas do que em serviços de administração. No cenário brasileiro ainda é possível destacar que habilidades amplamente aplicáveis — como Tecnologias de Informação e Comunicação (45%), profissionalismo e trabalho em equipe (44%) — ocupam o topo da lista de prioridades para aprimoramento profissional.
Na América Latina, uma das questões discutidas igualmente pelos três países – Brasil, Argentina e México – foi o investimento em treinamento de habilidades para grupos sub-representados, o que potencializaria o crescimento econômico. Para isso, no entanto, seria necessário garantir que esses grupos (LGTBQIA+, negros, indígenas, entre outros) tenham acesso a qualquer programa de desenvolvimento.
“A cada ano buscamos entender melhor o momento do mercado em diversos setores e regiões, sempre visando auxiliar nossos parceiros a adotarem novas metodologias. Os insights do estudo nos indicaram como empresas brasileiras têm reagido aos desafios enfrentados nos últimos tempos e quais estratégias poderão ser tomadas para a conquista de melhores resultados a partir de agora”, destaca Thatiana Papaiz, diretora de Desenvolvimento de Práticas de Parceiros LATAM na Salesforce. “Capacitação gera oportunidades de negócio. É evidente que quanto mais a força de trabalho amplia conhecimentos e certificações, mais eficiência ganha na execução de projetos cada vez mais complexos que o mercado demanda”, conclui a executiva.