No Dia da Micro, Pequena e Média Empresas saiba como o marketing estratégico pode impulsionar um empreendimento

No Dia da Micro, Pequena e Média Empresas saiba como o marketing estratégico pode impulsionar um empreendimento
Igor Amieiro, especialista em gestão e construção de marcas e fundador da agência Aquarium.

Construção assertiva de branding pode ser um diferencial em um novo negócio

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil alcançou a marca de 214.413 aberturas de micro e pequenas empresas no país. Isso indica uma melhora significativa no cenário comercial e varejista brasileiro, já que os microempreendedores (MEI) ainda são maioria em relação a negócios abertos, ocupando uma fatia generosa de 78% do mercado, proporção que influencia diretamente na geração de empregos e aumento da confiança e os percentuais da economia do país.

Quem também validou a importância dos pequenos negócios no Brasil e no mundo foi a Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o Dia Internacional da Micro, Pequena e Média Empresas (MPME), no dia 27 de junho, com o intuito de representar o impacto socioeconômico positivo que esses empreendedores causam ao redor do mundo.

Entretanto, segundo Igor Amieiro, especialista em gestão e construção de marcas e fundador da agência Aquarium (AQR1), para se consolidar um novo negócio na esfera comercial, não basta apenas ter uma boa ideia e os recursos, é primordial obter um plano de negócios e uma visão de branding muito bem estruturados previamente.

“Planejar é essencial para qualquer empresário. O planejamento é uma forma de minimizar os riscos e ter uma certa direção ao seu objetivo, seja ele qual for. Para os empresários, é o primeiro degrau rumo ao árduo caminho do sucesso”, salienta o publicitário, que, pensando em auxiliar e direcionar novos empreendedores, separou algumas dicas de como relacionar uma campanha de marketing bem sucedida para um novo negócio. Confira, abaixo:

1. Entenda seu negócio

Entender o seu próprio negócio parece uma tarefa simples, mas, na verdade, não é. De acordo com o especialista, é fundamental projetar alguns pilares antes de desenvolver uma ação publicitária. “Entender e dominar o seu segmento, os concorrentes, o mercado e as oportunidades e ameaças que pairam sobre sua empresa é de suma importância. Vincular a sua experiência profissional, caminhos percorridos, trajetórias e histórias de vidas no seu novo negócio é muito interessante para apresentar com clareza suas estratégias, visões e valores para o seu público-alvo”, discorre Igor, que enfatiza sobre a importância de projetar um plano de negócios e segui-lo durante a estruturação de uma empresa.

2. Descubra e resolva a  “dor” do consumidor 

Esse é o principal ponto de partida para criar uma comunicação efetiva entre a empresa e o cliente. “Entender os pontos que giram em torno da dor do seu público e apresentar uma linguagem simples e direcionada de que seu negócio é a principal solução para aquele problema é o trabalho dos gestores de marketing e vendedores na produção de campanhas e ações segmentadas”, explica o CEO da agência Aquarium, que reforça o fato de que saber ouvir o consumidor e aplicar um marketing multicanal – ou seja, ampliar os canais de comunicação – para alcançá-lo é essencial para o direcionamento preciso dos investimentos e recursos da empresa.

3.  Estruture uma identidade visual e informativa 

Após o plano de negócios e o estudo de público, o próximo passo é saber expressar, de maneira clara, aquilo que a empresa oferece, seus princípios, valores e missões, além de trazer uma identidade visual forte para representar tudo isso. “Entender o seu negócio, ter uma paleta de cores, fontes e logos pré definida e que seja coerente com o que você oferece ajuda a construir uma narrativa que suporte o seu racional e uma certa constância para endossar e solidificar a sua marca”, afirma o empresário.

4.  Mostre valor agregado 

Valor agregado nada mais é do que apresentar ao consumidor todos os ganhos que ele terá além da compra do seu produto/serviço, seja na embalagem, na entrega ou no atendimento. “Mostre, constantemente, através de meios de comunicação ou redes sociais, o dia a dia da sua empresa, suas conquistas, feedbacks e cultura organizacional. É muito importante seguir uma linha de comunicação e criar uma linguagem e um padrão visual para se comunicar com seu público. Faça disso um hábito para que esse compilado de informações impacte positivamente na jornada de compra do seu cliente”, finaliza Igor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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