Tendências do Open Finance exigem estratégias com foco em Eficiência Digital para melhor adesão do modelo

Tendências do Open Finance exigem estratégias com foco em Eficiência Digital para melhor adesão do modelo

Através da sua proposta de valor focada no Open Finance, FCamara garante segurança e regulamentação completa de forma eficaz

O Open Finance se encontra em sua quarta fase, que permite a junção de participantes e reguladores de fora do sistema bancário. Um levantamento da Entidade de Implementação do Open Banking (OBIE) aponta que já são mais de 10 bilhões de trocas de informações entre instituições no Brasil.

Dentre as principais tendências do momento, o Pix ainda segue em alta, e, foi a primeira forma de pagamento disponível para o Open Finance. Com o Iniciador de Pagamentos, considerado sua evolução, veio uma opção ainda mais otimizada e eficaz de transação. “O processo tornou-se fluido e sem trocas de tela ou interrupções, uma conexão que ocorre por meio de APIs. O usuário é automaticamente direcionado para a sua instituição financeira, onde precisa apenas validar e confirmar a operação antes de retornar ao recebedor do pagamento. Todo o procedimento é seguro e autorizado por meio de login e senha, além de ser protegido e regulamentado pelo BC”, pontua Lorain Pazzetto, head de Estratégia Digital de Finance da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.

Outra tendência interessante é a figura do gestor de finanças, um serviço dos bancos e fintechs voltado para a educação financeira. A ideia é que o serviço entenda a fase da vida em que o cliente se encontra e ofereça produtos que se encaixam nos planos de cada um. “Com o personal financial management, o cliente dá consentimento para compartilhamento de dados de todas as contas, que atualmente gira em torno de cinco contas bancárias por brasileiro. Com isso, ele centraliza todas as informações, permitindo uma visão 360º das fontes de renda, despesas, limites pré-aprovados, ajudando também os bancos, que conseguem fazer o benchmarking de seus concorrentes e pensar em estratégias de defesa e ataque”, explica Pazzetto.

O Open Finance também permite a viabilização de ofertas de serviços financeiros em outros canais, como empréstimo pessoal no checkout de um e-commerce para o cliente que não tem limite suficiente no cartão de crédito, por exemplo. “Essa tendência, conhecida como Beyond Banking, empodera o indivíduo com um maior poder de compra, favorece o e-commerce com o aumento da taxa de conversão e ticket médio e garante que a instituição financeira terá um Custo de Aquisição de Clientes (CAC) muito menor. E, para que tudo isso ocorra de forma eficaz, o suporte com especialistas no setor se faz crucial, já que estamos falando de uso de tecnologias, que envolvam segurança e garantam a regulamentação correta”, comenta Lorain.

Pensando nisso, a nova proposta de valor da FCamara foi estruturada dentro de um processo de quatro etapas baseadas no conceito de Eficiência Digital, que consiste no uso de tecnologia para melhorar os processos, estimular a produtividade e reduzir custos.

“Nossa proposta de valor simplifica e facilita os processos de adaptação para as instituições, utilizando o conceito de eficiência digital em quatro etapas. Nelas, a tecnologia estimula a produtividade, reduz custos e otimiza os processos”, comenta Lorain. Além da redução de custos e gastos, outros pontos como prevenção a fraude e diminuição do tempo de respostas para o usuário em até 67% e redução de inadimplência média de 8,2% podem ser destacados. Com a proposta de valor da empresa, são oferecidos também serviços altamente personalizados e adaptados às necessidades individuais de cada cliente, que é conhecido como Beyond Banking.

“Ou seja, a tecnologia é usada para segmentar clientes, personalizar ofertas e otimizar o CRM para a geração de leads. Acreditamos que essas quatro etapas são fundamentais para que uma instituição financeira desfrute de estabilidade em um mercado importante de constante crescente”, conclui Pazzetto.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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